ACONTECE HOJE AUDIÊNCIA QUE IRÁ ABORDAR IMPACTOS DE LINHA DE TRANSMISSÃO NO PARÁ E TOCANTINS

Com aproximadamente 938 km, empreendimento transmitirá energia a ser gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte

De 02 a 07 de março próximo, o Ibama realizará uma série de audiências públicas sobre o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) de uma das linhas de transmissão que saem da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA). Esta interliga a usina a Miracema do Tocantins (TO). E hoje, dia 04 a audiência será em Curionópolis, às 19 horas, no Teatro Municipal, Avenida Maranhão, s nº, Bairro da Paz.

A audiência pública é uma das etapas da avaliação do impacto ambiental e o principal canal de participação da comunidade nas decisões em nível local. Esse procedimento consiste em apresentar aos interessados o conteúdo do estudo e do relatório ambiental, esclarecendo dúvidas e recolhendo as críticas e sugestões sobre o empreendimento e as áreas a serem atingidas.

A Linha de Transmissão (LT) 500 kV Xingu–Parauapebas / Parauapebas–Miracema / Parauapebas–Itacaiúnas e subestações associadas, da ATE XXI Transmissora de Energia, com aproximadamente 938 km de extensão, tem como objetivo a transmissão de energia que será gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, com previsão de operação no ano de 2016. Por meio da linha de transmissão, a energia gerada será interligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A implantação da linha de transmissão e as subestações associadas fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O empreendimento atravessa os municípios de Novo Repartimento, Anapu, Pacajá, Curionópolis, Itupiranga, Marabá, Eldorado dos Carajás, Sapucaia, Xinguara, Rio Maria e Floresta do Araguaia, no Pará; Arapoema, Araguaína, Pau D’Arco, Pequizeiro, Bernardo Sayão, Itaporã do Tocantins, Guaraí, Fortaleza do Tabocão, Rio dos Bois, Miranorte e Miracema do Tocantins, no Tocantins.

As audiências públicas serão realizadas conforme as datas, o horário e os locais a seguir:

02/03/2015, às 19 horas, na Câmara Municipal do Novo Repartimento (Avenida Arapongas, nº 16, Bairro Uirapuru, em Novo Repartimento / PA);

04/03/2015, às 19 horas, no Teatro Municipal de Curionópolis (Avenida Maranhão, s nº, Bairro da Paz, em Curionópolis / PA);

06/03/2015, às 19 horas, na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Praça Joaquim Olímpia Rosa S/Nº, Arapoema / TO);

07/03/2015, às 19 horas, no Espaço Cultural Professora Maria de Lourdes Sabino (Av. Irmã Emma Rudolsh Navarro S/Nº, Setor Universitário, Miracema do Tocantins / TO).

Fonte: Ibama