CURIONÓPOLIS – Mutirão de Natal pretende arrecadar 10 mil quilos de alimento esse ano

Comunidade abraçou a causa
Comunidade apoia o Mutirão de Natal

Até o ano passado duas mil famílias foram beneficiadas com o Mutirão de Natal realizado pela Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência – ADRA de Curionópolis à 7 anos, nesse   período mais de 30 mil quilos de alimentos foram doados a famílias carentes só no período natalino.

Só no ano passado 400 famílias foram beneficiadas com sextas básicas com 15 quilos de alimentos. Um número comemorado pelo coordenador e ancião da Igreja Adventista do 7º Dia de Curionópolis Máximo Costa Almeida: “Estamos felizes por poder ajudar e pelas pessoas que tem contribuído e nos ajudado a amenizar a necessidade dessas famílias carentes de nosso município”, disse o coordenador.

A arrecadação de alimentos é feita da seguinte forma. Equipes são formadas para sair em busca dos donativos, e a uma competição interna é formada para ver qual das equipes consegue mais alimentos e por sua vez essa equipe é premiada: “Mesmo com a motivação não á separação e uma equipe sempre ajuda a outra porque no final o grande prêmio é poder ajudar famílias carentes”, ressaltou Máximo.

Arrastões também são formados em dias específicos e une todas as equipes, no ultimo sábado aconteceu um desses arrastões e foram arrecadados 661 quilos de alimentos numero muito animador segundo os organizadores.

Populares e comerciantes também incentivam a iniciativa
Populares e comerciantes também incentivam a iniciativa

Para esse ano a meta são 10 mil quilos de donativos, um número que pode ser alcançado já que o Mutirão ganha mais adeptos a cada ano. A distribuição deve acontece no dia 20 de Dezembro. A seleção das famílias é feita com base em cadastros pré-realizados e visa atender sempre com prioridades as famílias mais carentes. No ano passado a distribuição foi feita da seguinte maneira: Chamonlandia – 60 sextas, Jardim Panorama – 70, Bairro da Paz – 35, Planalto – 28 e Centro – 140.

Quem deseja ajudar nesse Mutirão pode fazer contato pelo e-mail: [email protected], pelos telefones: 94 – 9 9162-3301; 9 9166-6678 ou 9 9151-2847 ou ainda entregar na Igreja sede de Curionópolis na Av. São Paulo, 251 – Centro. Outra forma de colaborar é comprando a sexta em comércios parceiros do Mutirão de Natal e informar aos organizadores que eles irão buscar, os comércios são: Líder dos Preços; Comerical União; Cosmol; Comercial Borges e Comercial Costa.

Origem – O Mutirão de Natal é realizado desde 2000 pela Igreja Central de Brasília, mas a ideia original do projeto surgiu na Igreja do Botafogo, no Rio de Janeiro. Em dezembro de 1994, o jornalista Sérgio Azevedo e sua esposa, conversando sobre o problema da fome no Brasil, resolveram realizar uma gincana na Igreja do Botafogo para mobilizar os membros na arrecadação de alimentos para instituições sociais. A ideia se tornou um projeto de grande mobilização e repercussão social, tendo até mesmo o apoio e participação de artistas da Rede Globo. Da Igreja do Botafogo, o Mutirão de Natal se espalhou por 680 igrejas adventistas brasileiras (RJ/SP/MG/ES/SC/MS/GO/PA e DF), reunindo 130 mil voluntários nas edições locais do projeto.

Agência R30