I SEMANA DA ADMINISTRAÇÃO UFRA – PARAUAPEBAS

O evento aconteceu nos dias 05 e 06 de setembro e foi idealizado e organizado pelos alunos do 2º e 4º período do curso de administração da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, campus de Parauapebas com total apoio da coordenação do Curso na pessoa da professora Drª Daniela Castro Reis.

O professor da UFRA Mestre João Paulo Loureiro abriu o evento com uma palestra sobre as fundamentações da administração, frisou a regulamentação da profissão e as oportunidades de mercado além da necessidade do profissional de administração buscar se diferenciar com formações complementares e continuidade dos estudos.

Foram abertas oportunidades para que participantes pudesses fazer perguntas e tirar suas duvidas sobre a profissão e sobre o processo de formação contínua.

Paulo Horta, diretor da área de minérios ferrosos da Vale foi o segundo palestrante, ainda na primeira noite do evento. Em síntese falou do crescimento regional em função da mineração, da projeção, oportunidades e dos recursos que ela gera, usou exemplos de países como a Austrália que se desenvolveu a partir das commodities. Sobre o processo de crise mundial, Horta usou uma frase para exemplificar a importância da qualificação e diferencial dos profissionais e empresas do mercado: “Quando a economia está boa, todos tem oportunidade, quando está ruim ficam apenas os bons”.

Temas como: impostos e compensações financeiras geradas a partir da exploração mineral também foram citados pelo diretor da Vale que encerrou sua palestra resplendendo algumas perguntas da plenária composta não apenas pelos alunos de administração, mas também do curso de Engenharia de produção da Universidade.

A segunda noite do evento foi de oficinas, o SEBRAE realizou oficina de Plano de Negócios e Gestão de Projetos, e o mestre, professor João Loureiro da UFRA ministrou oficina de Produção Cientifica.

O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, SEBRAE e Vale. As inscrições foram realizadas por meio de contribuição social, cada participante doou uma lata de leite. Foram arrecadas mais de cem latas e destinadas a Pastoral da AIDS, que por sinal participou do evento com stand trazendo material educativo e de conscientização.

Confira como foi o evento: