2ª Feira de Ciências e Tecnologia de Parauapebas: Inscrições vão até dia 10, sexta-feira

Estudantes da rede pública e privada podem se inscrever até o dia 10 deste mês, próxima sexta-feira, para participar da segunda edição da Feira de Ciências e Tecnologia de Parauapebas (Fepacti) que ocorrerá nos dias 24 e 31 de agosto, na Escola Municipal Chico Mendes.O evento é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mineração, Ciência e Tecnologia (Semmect), juntamente com parceiros e instituições de ensino.

A Fepacti será dividida em dois momentos: em 24 de agosto será feita a exposição de projetos construídos por estudantes dos níveis técnico e superior. Já o dia 31 será dedicado à exposição de projetos de estudantes dos níveis fundamental e médio.

As inscrições estão abertas desde 4 de julho e podem ser realizadas exclusivamente por meio do sitehttp://www.fepacti.com.br onde é feito cadastro, em seguida preenchimento de formulários de inscrição. A participação na feira é gratuita e todos os projetos passam pelo Comitê de Revisão Científica (CRC) da feira para tornarem-se aptos para a exposição.

Segundo o coordenador geral da Fepacti, Russell Veiga Brasil, não há limitação quanto à natureza dos projetos. A expectativa é de “encontrar projetos que envolvam nossa realidade econômica como a mineração, energias renováveis, projetos que envolvam também a zona rural, até mesmo aplicativos para smartphones que ofereçam soluções para serviços de saúde, por exemplo”.

É importante ressaltar que projetos relacionados a qualquer tema podem ser inscritos, desde que sejam desenvolvidos dentro do âmbito de ensino, pois a intenção da Semmect é despertar o interesse de estudantes para a iniciação científica para oferecer à própria comunidade soluções para o dia a dia.

Além da oportunidade de expor seus projetos, os cinco estudantes que apresentarem as melhores propostas serão premiados de diferentes formas durante o evento. O governo municipal entende que o incentivo ao jovem empreendedor é umas das maneiras mais eficazes de estímulo à educação e oferece viagem internacional para que os estudantes participem de outras feiras bem como bolsas de estudos em todos os níveis, inclusive ensino técnico, para os projetos que mais se destacarem.

Os estudantes que estiverem com dúvidas quanto às inscrições podem procurar a Semmect que está localizada na rua C, 597, bairro Cidade Nova.

Texto: Jéssica Diniz
Foto: Arquivo | Ascom   
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP