ALEPA – Sessão solene homenageia Dia Do Administrador. No Pará, são mais de 8 mil profissionais registrados

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira (11/09), no plenário Newton Miranda, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Administrador – comemorado em 9 de setembro. A solenidade atende solicitação do deputado Iran Lima (PMDB).

O parlamentar destacou que, mais do que a lembrança pela data, “esta é uma oportunidade de valorização desses  profissionais que ajudam a sociedade na condução da administração pública e da iniciativa privada”, avalia Iran Lima. “O administrador é o profissional preparado para lidar com gerenciamento, gestão de equipes e demais atividades que requerem um conhecimento técnico, mas esses profissionais são pouco reconhecidos”.

O deputado lembrou que ainda não há na legislação em vigor a definição do piso salarial para o administrador. “Esses profissionais enfrentam dificuldades para defender seus direitos e nesses momentos, o legislativo traz esses temas para o debate e contribui para melhorar a condição de trabalho para a categoria”, finalizou.

O dia 9 de setembro foi escolhido para homenagear a categoria por ser data da assinatura da Lei nº 4.769/1965, que regulamentou a profissão, há 52 anos.

No Pará, são mais de oito mil profissionais registrados no Conselho Regional de Administração. Para o presidente do Conselho, José Célio Lima, “o administrador ainda sofre no mercado de trabalho com invasões de competência. Ainda é comum encontrar muita gente que não possui a qualificação necessária à frente de negócios, como se fossem administradores”, lamenta.

Ele avalia que isso é um dos fatores para o fechamento de empresas. “Levantamentos feitos junto à JUCEPAS apontam que pelo menos 40% das pequenas e microempresas criadas no Pará encerram as atividades com apenas um ano de funcionamento, em média”, calcula. ‘Por isso, participar de uma sessão como esta ajuda a valorizar a profissão e mostrar à sociedade a importância do administrador”, afirma.

 
Texto: Dina Santos
Foto: Ozéas Santos