ANIMAIS NA RUA EM PARAUAPEBAS: VEREADOR SOLICITA CONCLUSÃO DE OBRA DO CENTRO DE ZOONOSES

A área disponibilizada no projeto fica em frente ao presidio em construção, no complexo VS10

Em uma rápida caminhada pelas ruas de Parauapebas, é possível ver um grande número de animais perambulando pelas ruas, principalmente cachorros e gatos. Os bichos vivem largados, sem alimentação, cuidados veterinários ou qualquer controle de natalidade.

Preocupado com esta situação e atendendo a uma solicitação da Associação dos Amigos e Protetores dos Animais e do Meio Ambiente de Parauapebas (Aapama), o vereador Ivanaldo Braz (PSDB) apresentou a Indicação nº 78/2017, pedindo ao Poder Executivo Municipal a retomada das obras de construção do Centro de Controle de Zoonoses na cidade, com toda a estrutura necessária, conforme contrato vigente com aditivo de prazo.

A proposição foi apresentada na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas na última terça-feira (11). Segundo Braz, a obra foi licitada e o contrato está ativo, necessitando apenas que seja retomada a construção.

Vereador Braz

Na justificativa da proposição, o parlamentar argumentou que o município precisa de um Centro de Zoonoses urgentemente, não só para recolher os animais em situação de rua, mas para aplicar uma política de saúde pública nessa área, de modo a evitar a proliferação de doenças como raiva, leptospirose, leishmaniose, entre outros males.

O Centro de Zoonoses também tem como função a promoção de treinamentos, cursos e estágios específicos para os profissionais da área, além de ajudar na educação do público em geral para que o controle da população de animais domésticos e sinantrópicos (morcegos, ratos, mosquitos, abelhas, entre outros) seja feito.

“As providências que ora solicitamos têm a finalidade de criar uma política de saúde pública eficaz para os animais abandonados em nossa cidade, visto que fatores essenciais não vêm sendo respeitados, e o modo sob o qual os animais e a população estão sendo expostos promove um risco social e consequentemente um grande problema de saúde pública que precisa ser resolvido o mais rápido possível”, relatou Ivanaldo Braz.

Além das doenças provocadas por animais em situação de rua, outro grave problema apontado por Braz são os acidentes de trânsitos que ocorrem devido a presença de bichos circulando pelas vias, inclusive os de grande porte, como cavalos.

A proposição foi aprovada em plenário pelos demais vereadores e será encaminhada para o prefeito Darci Lermen, com cópia aos secretários municipais responsáveis.

 

Texto: Nayara Cristina
Revisão: Waldyr Silva
Foto: Felipe Borges
Ascomleg