Arraiá do “Alteredo” encerra festividades juninas em Curionópolis

A Prefeitura Municipal de Curionópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SEMED), em parceria com todas as escolas da rede, realizou nas noites de sexta (29) e sábado (30) o grande ‘Arraiá do Alteredo’. A festa foi realizada na praça Irmã Adelaide no bairro Centro.
Contagiados com o clima de animação, a comunidade de Curionópolis esteve em peso participando do evento. A festa foi elogiada pela estrutura e a organização. As escolas montaram barracas com a venda de comidas e bebidas típicas e brinquedos para a criançada.
“Moro aqui há 12 anos e adoro a cultura brasileira, mas já havia muito tempo que não tínhamos uma festa como essa na nossa cidade. Estou muito feliz de ver que a cultura tem sido resgatada no nosso município. O prefeito Adonei está de parabéns”, disse Vando Brito que é funcionário público e artista local.
Houve apresentações das quadrilhas organizadas pelas escolas do município, entre elas, a Creche Cantinho do Saber, Creche Criança Viva, Escola São Sebastião, Escola JK, Pastoral da Criança, Escola José Rodrigues, Escola São Benedito e outras.
As noites de festa também foram abrilhantadas com as apresentações da Quadrilha Explosão de Cheiro de Paraupebas na sexta (29) e a Quadrilha Flor do Sertão de Eldorado dos Carajás no sábado (30) e música ao vivo, com o show de Pedro Coutinho e banda.
O Festival Junino de Curionópolis com o tema “Arraiá do Alteredo” foi instituído no primeiro ano da administração do prefeito Adonei Aguiar e faz homenagem ao cantor popular e pioneiro da cidade. A tradição é realizar um circuito onde a festa começa na zona rural e se encerra na cidade.
No segundo ano do festival, o prefeito Adonei Aguiar falou da satisfação em estar participando do evento e da importância de poder resgatar a tradição da cultura junina no município. “Me sinto feliz de ver a arena lotada e sabendo que há muitos anos uma festa como essa não era realizada em nossa cidade. A nossa meta é transformar Curionópolis em um município diferente do que encontramos no início da gestão”, disse.
Responsável também pela pasta da cultura, Leda Viveiros, mostrou-se feliz pelo sucesso do evento e agradeceu à todo corpo de funcionários que se empenharam na realização do arraiá e ainda agradeceu a parceria com as demais secretarias que apoiaram com a estrutura do evento. “Curionópolis não pode ser diferente dos outros municípios do Brasil, é por isso que precisamos promover a cultura junina no nosso município, pois contribui para o bem estar, a interação social e com o desenvolvimento econômico local”, expressou a secretária.
Vereadores e secretários da gestão também prestigiaram todo o evento.