AUDIÊNCIA PÚBLICA: DIA 29 CURIONÓPOLIS VOLTA A DEBATER LINHA DE TRANSMISSÃO (LT) 500 KV

No dia 29 deste mês Curionópolis receberá uma nova Audiência Pública referente à Linha de Transmissão (LT) 500 kV Xingu–Parauapebas / Parauapebas–Miracema / Parauapebas–Itacaiúnas e subestações associadas, com aproximadamente 938 km de extensão o Linhão tem como objetivo a transmissão de energia que será gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Por meio da linha de transmissão, a energia gerada será interligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Em Curionópolis a empresa  que se vê é a Sepco1
Em Curionópolis a empresa que se vê tocando o empreendimento é a Sepco1

Em Março de 2015 o município foi sede de uma Audiência, na época a Abengoa seria a responsável pelo empreendimento, contudo a empresa entrou em declínio e desde então a fechada SEPCO1 tem tocado o projeto, pelo menos são da empresa os veículos e funcionários que estão trabalhando modestamente na região, a expectativa da Abengoa era que pelo menos 800 empregos diretos seriam gerados só para o município de um total de quase 6 mil em todo empreendimento, até hoje não se sabe ao certo quantas pessoas trabalham no projeto.

As dúvidas poderão ser sanadas na Audiência Pública que acontece dia 29 deste mês em Curionópolis, e é importante que a sociedade civil organizada leve questionamento tais como: Qual o quadro funcional do empreendimento? Qual a contra partida social? Quis benefícios ao comercio local? Onde funciona a sede da empresa responsável? Qual a expectativa de contratação de mão de obra local?

Audiência de 2015 gerou expectativa quase 800 empregos diretos em Curionópolis
Audiência de 2015 gerou expectativa quase 800 empregos diretos em Curionópolis

Na época da primeira audiência no ano passado, foi informado que Curionópolis é uma das duas cidades que além da Linha de Transmissão irá receber uma subestação, o que deve aumentar o numero de ofertas de vaga de emprego segundo Fábio Spier, representante da Abengoa empresa até então responsável pela ATE XXI Transmissora de Energia. E exatamente com essa oferta de emprego que demostrou preocupação o prefeito de Curionópolis Wenderson Chamon que pediu que fossem observadas a absorção da mão de obra local, apoio na qualificação profissional da comunidade local e as compensações para ampliar a oferta de serviços públicos haja vista o possível aumento na demanda por esses serviços.

Para conferir a matéria completa da audiência realizada em 2015 CLIQUE AQUI!