AVANCO ABRE DIÁLOGO COM A COMUNIDADE DE CURIONÓPOLIS. PRÓXIMO PASSO DA COMISSÃO É O PROJETO SERRA LESTE

Presidente da Câmara Cassiano Bezerra, prefeito Chamonzinho e diretores da AVANCO
Presidente da Câmara Cassiano Bezerra, prefeito Chamonzinho e diretores da AVANCO

Atendendo uma solicitação dos vereadores e uma reinvindicação da sociedade diretores da AVANCO estiveram em Curionópolis na manhã desta quarta-feira dia 19 trazendo esclarecimentos sobre o projeto ANTHAS e sobre a demanda da contratação de mão de obra local.

Estiveram presentes o diretor do projeto Dr. Luiz Maurício o prefeito Wenderson Azevedo Chamon – PMDB, e todos os vereadores bem como esta comissão que foi indicada para representar a sociedade na reunião.

Foram feitos várias indagações e solicitações que tiveram resultados positivos que são listados abaixo.

1 – A empresa nos próximos 15 dias deverá instalar um escritório de representação em Curionópolis;

2 – A empresa irá encaminhar todos os currículos entregues em seu escritório para as suas terceirizadas pedindo prioridade (MCM, IRF, Compacta) *observação terá prioridade mão de obra já qualificada.

Área do empreendimento em implantação
Área do empreendimento em implantação

3 – A empresa junto com o Executivo, Legislativo e comissão deste grupo irá iniciar uma roda de negociação com os proprietários das fazendas da estrada de acesso ao projeto para que a mesma seja liberada. Essa estrada dar acesso direto a sede do município.

Essa ação será prevista para acontecer nos próximos quatro meses e a obtenção dela irá possibilitar o transporte dos funcionários de Curionópolis para a fase de operação direta da Avanco, fase está que empregará até 90 pessoas na mina.

4 – A empresa Avanco deixou claro que contratará e Curionópolis será prioridade para sua fase de operação (90 empregos). Portanto Vereadores e Executivo se comprometeram a unir forças para liberar o acesso. A comissão encontra-se disponível para esclarecimentos, bem como quaisquer questionamentos.

SERRA LESTE – Na reunião entrou em pauta a questão do Projeto Serra Leste que está quase parando definitivamente devido a não liberação de uma Licença Ambiental que solicita o aumento da produção de 2 milhões de toneladas para 6 milhões.

Segundo fontes, das oitenta condicionantes impostas a Vale durante a liberação dos 2 milhões de toneladas apenas uma não foi cumprida, ainda sim a mineradora se comprometeu a cumprir ultima condicionante, que segundo a fonte trata-se de uma área de floresta da qual soubemos ainda não será tocada mesmo com aumento da produção.

Segundo a comissão do grupo, solucionada a questão AVANCO o próximo passo será dar total apoio aos funcionários empregados do Projeto Serra Leste que se sentem com os empregos ameaçados caso não haja produção no projeto.