BANCOS EM GREVE

Bancários do PA decidem aderir à greve nacional

 

O Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá decidiu na noite da última quinta-feira (12), emBelém, aderir à greve nacional da categoria, após rejeitar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN). De acordo com o sindicato, as agências bancárias de todo o país irão entrar em greve a partir da próxima quinta-feira (19) por tempo indeterminado.

“O fato de a Fenaban apresentar para o comando nacional uma proposta de índice de reajuste de 6,1% que não repõe nem a inflação, ou seja, não garante ganho real, elevação do piso, não melhora a PLR, e ignora todas as reivindicações dos bancários sobre emprego, saúde e condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades, jamais seria aceita pela categoria, tanto que o comando nacional rejeitou em mesa”, afirma a presidente do sindicato no Pará, Rosalina Amorim.

As reivindicações do movimento grevista são o reajuste salarial de 11,93%, adoção do piso salarial de R$ 2.860,21, melhores condições de trabalho com o fim das metas e do assédio moral, prevenção contra assaltos e sequestros, Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), entre outras questões.

Na próxima quarta-feira (18), às 19h, a categoria irá se reunir em assembleia para coordenar as ações do movimento no estado.

 

FONTE: G1.PA