CANAÃ DOS CARAJÁS GANHA NOVA SUBESTAÇÃO DE ENERGIA

A obra ainda inclui a construção de linhas de transmissão e alimentadores para atender a cidade

Na próxima terça-feira, dia 19, a Celpa, em parceria com a Vale, fará a inauguração de uma nova subestação de energia no município de Canaã dos Carajás. A obra proporciona uma melhor distribuição de carga e garante um fornecimento de energia elétrica firme e de qualidade para a cidade do Sudeste paraense. A subestação já está energizada e beneficia diretamente mais de seis mil famílias na região.

No total, o investimento em Canaã dos Carajás fica na ordem dos R$ 38 milhões. Além da subestação, o trabalho também contemplou a construção de mais de 58 quilômetros de linha transmissão, que liga Parauapebas a Canaã, e, ainda, a implementação de mais três alimentadores para atender o município. A obra toda traz melhorias aos seguintes bairros: Portal do Sol, Parque Ecológico, Vale Verde e loteamentos Boa Viagem, Novo Horizonte, Parque dos Carajás, Paraíso das Águas.

Para o diretor da área de Distribuição da Celpa, Daniel Negreiros, a nova subestação, e as outras ações que a envolvem, são uma importante aquisição para um dos municípios de grande destaque na economia do Estado. “Garantindo um fornecimento de energia firme e com maior qualidade, nós proporcionamos satisfação ao cliente e mais desenvolvimento para Canaã dos Carajás. É exatamente esse o nosso compromisso com todo o estado do Pará”, avalia o diretor.

A nova linha de transmissão faz parte também de um pacote de 30 obras em investimentos sociais que a Vale vem desenvolvendo no município. “Mais uma vez, a Vale atua como parceira na melhoria dos serviços públicos prestados para a população. Essa rede traz melhor qualidade de vida para Canaã e ainda mais potencial para atração de novos empreendimentos e o seu crescimento”, destaca o líder de Socioeconomia do Projeto Ferro Carajás S11D da Vale, Leonardo Neves.

Ao longo de pouco mais de três anos em que está sob nova gestão, a Celpa atuou no município de Canaã dos Carajás com a construção de uma subestação provisória e as ampliações das subestações Sossego e Vila Planalto. Também foi viabilizada a construção de dois novos alimentadores para a área urbana da cidade e instalações de equipamentos de compensação e regulação de tensão.

Essas ações puderam ser refletidas nos indicadores de qualidade do fornecimento. Para ter uma ideia, em um comparativo entre 2014 e 2015, o número de horas que os moradores de Canaã dos Carajás ficaram sem luz (DEC), reduziu em 42%. Já em relação à quantidade de vezes que a população da cidade ficou sem energia (FEC) essa redução foi de 36%. Em uma comparação com o ano de 2012, quando a concessionaria foi assumida pela nova gestão, a melhoria é bem mais expressiva: a redução de DEC é de 71,9% e a do FEC é de 56%.

SUBESTAÇÕES – Desde 2012, já foram 119 subestações construídas ou reformadas pela Celpa em todo o Estado. As subestações são responsáveis pela distribuição da energia. Antes de chegar às residências, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas subestações. Elas elevam e rebaixam a tensão de acordo com a necessidade de distribuí-las pelas redes de distribuição (media tensão), que comportam pequenos transformadores em postes, que finalmente reduzem a tensão para ser entregue e consumida pelos clientes da Celpa.

Assessoria de Imprensa- Celpa