Casa Nova, Vida Nova já beneficiou 150 famílias

casa-nova
Emoção contagiou até as crianças beneficiadas: Foto: Tarcísio Barros

A Caravana do Sonho Realizado, como ficou conhecida a equipe do Governo do Trabalho que surpreende as famílias com a chave simbólica da casa própria realizou mais um mutirão de entregas no ultimo sábado (21).

Coordenada pelo prefeito Chamonzinho, a caravana com servidores municipais, secretários, vereadores, autoridades eclesiásticas e empresários da região percorreu todos os bairros de Curionópolis, entregando mais 50 casas, com esse número o loteamento Miguel Chamon chega a 150 famílias beneficiadas.

“Esse é o nosso dever como autoridade política, e sou grato a Deus por me conceder a oportunidade de poder levar alegria a essas famílias que sonham com a casa própria e agora tem seus sonhos realizados”, disse o prefeito Chamonzinho que lembrou: “É importante lembrar, esse programa tem um grande diferencial, uma vez contemplado o beneficiário não paga nada para receber a casa, é totalmente gratuita, uma obra toda realizada com recursos próprios do Governo do Trabalho”.

As famílias beneficiadas passam por um processo de triagem para avaliar a situação socioeconômica, e em geral são pessoas desempregadas, de baixíssima renda, algumas vivem apenas com benefícios sociais do Governo Federal, outras em estado total e miséria.

Marcia Alves é um exemplo de cidadão que vive unicamente de benefício social, e se emocionou ao dizer que as vezes não tem o pão para dar ao filho: “Ele pede pão e eu tenho que dizer que não posso, isso é humilhantes porque o pouco que ganho só dá para pagar o aluguel”, disse.

Marcial mora em um quarto de aproximadamente 20 m² sem banheiro e os poucos móveis que tem ficam acumulados uns encima dos outros, em uma transmissão ao vivo para rádios da região a beneficiária pode dizer a senha repetida por todos os que receberam a chaves simbólicas desde as primeiras entregas: “Agora eu tenho a minha casa”.

casa-nova-vida-nova-3
Algumas casas em estado total de miséria. Essa aqui é um barraco no meio do mato -Foto: Wenderson Costa

Jorlane Araújo é um exemplo de persistência, sempre querendo saber de como andava seu processo chegou a ser desanimada por amigos que diziam que ela não conseguiria, que tinha muita gente na frente, e com fé ela dizia: “Eu não vou desisti, o programa beneficia quem precisa e Deus sabe o quanto eu preciso”, a persistência e fé da dona de casa tiveram o final feliz quando prefeito Chegou a sua casa com a comitiva e a boa notícia: “Você foi contemplada”.

O ex-prefeito João Chamon também acompanhou as entregas e como os demais se emocionou reforçando que só um governo comprometido pode fazer um trabalho tão importante: “Precisamos de pessoas com esse desejo político de construir uma sociedade justa e de dar dignidade a quem realmente precisa, só com autoridades sérias e que conhecem a realidade das regiões mais carentes é que iremos diminuir essa desigualdade social existente no Brasil”, comentou.

As famílias beneficiadas irão passar pelo sorteio da localização das casas e em seguida poderão mudar para suas novas residências. São casas de 46m² dividida em quatro cômodos, sendo; dois quartos, sala, cozinha e mais um banheiro interno todo na cerâmica. As casas já contam com energia elétrica e abastecimento de água.