CELPA LANÇA “COMUNIDADE EFICIENTE”, PROJETO FARÁ SUBSTITUIÇÃO DE GELADEIRAS E LÂMPADAS INEFICIENTES

Na tarde desta terça-feira, dia 12, a Celpa lançou seu mais novo projeto voltado para a população de baixa renda, o “Comunidade Eficiente”. A ação deve beneficiar municípios de todo o estado do Pará, com troca de geladeiras e lâmpadas, inscrições no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica e palestras educativas sobre o consumo eficiente de energia. Com estruturas itinerantes, compostas por trailers, tendas e caminhões devidamente identificados, a concessionária deve começar a rodar o projeto a partir do mês de agosto.

O “Comunidade Eficiente” terá atuação em três frentes: inclusão, educação e economia. Em relação ao primeiro item, a concessionária deve firmar parcerias com as prefeituras dos municípios para que sejam coletados os dados dos potenciais clientes para fazer parte do Programa Tarifa Social. A partir daí os agentes de campo que, serão disponibilizados pela Celpa, farão as entrevistas com os cidadãos para incluí-los no benefício do Governo Federal que concede descontos de 10% a 65% na conta de energia elétrica. Inicialmente, o objetivo é incluir cerca de 50 mil novos usuários no Programa.

De acordo com o diretor da área Comercial da Celpa, Augusto Dantas, a entrada do Tarifa Social no projeto é de extrema importância. “Com a inclusão dessas 50 mil famílias no programa, será possível verificar uma injeção de cerca de R$ 24 milhões na economia local. Pois em um ano, uma família que tem esse benefício pode economizar até R$ 480. Esses valores são aplicados de uma outra forma, como alimentação, e favorece a todos”, explica o diretor.

Para difundir a economia, a Celpa, dentro do projeto, beneficiará a população de baixa renda com a substituição de geladeiras ineficientes por modelos mais novos e econômicos. Em um ano, o “Comunidade Eficiente” disponibilizará 8.400 novos refrigeradores para substituir modelos velhos. A ação também vai oferecer 160 mil unidades de lâmpadas fluorescentes e de LED para substituir as incandescentes e assim alavancar uma economia de até 80% no consumo de energia.

No que diz respeito à vertente educação, a empresa terá um caminhão com uma grande estrutura com  materiais educativos e terá espaço para palestras sobre o consumo eficiente de energia, segurança com rede de distribuição e noções sobre sustentabilidade. A ideia é que as equipes do veículo circulem pelos bairros desenvolvendo ações educacionais junto às comunidades e escolas.

Para o líder da área de Eficiência e Inovação da Celpa, Hugo Cardoso, as comunidades tem muito a ganhar com o projeto. “A principal meta do ‘Comunidade Eficiente’ é garantir a satisfação do cliente e garantir que ele usufrua de itens que estimulem um consumo eficiente de energia e economia no orçamento doméstico. E, para isso, precisamos nos aproximar mais ainda do nosso público. Temos grandes e boas expectativas para o projeto”, finaliza Hugo. 

 

Assessoria de Imprensa- Celpa