CMJ E SEMAS SE REÚNEM PARA GARANTIR ID JOVEM EM PARAUAPEBAS

Ainda neste semestre, os jovens de Parauapebas com idade entre 15 e 29 anos, de famílias com renda até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, começarão a ser orientados pela prefeitura a obter a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, praticamente desconhecido na região apesar da grande importância para o grupo: é o documento que garante benefícios de meia-entrada aos jovens em eventos artístico-culturais e esportivos e ainda vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

A Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) é que está se empenhando para que a ID faça parte da vida dos jovens de Parauapebas, tendo como parceira a Secretaria de Assistência Social (Semas). “São milhares de jovens carentes em Parauapebas, que agora estão recebendo atenção do governo municipal. Jovens que não têm dinheiro para momentos culturais e de lazer, que não têm dinheiro para ficar gastando com transporte e que logo começarão a ser beneficiados com o ID”, frisa o coordenador municipal da Juventude, Rafael Ribeiro, que trouxe para Parauapebas

A convite da CMJ, o coordenador do Propaz Juventude, no Pará, Raimundo Rodrigues, esteve em Parauapebas para dar curso de capacitação aos servidores da coordenadoria sobre o programa, o que ocorreu na terça-feira, 18. 

Na manhã de hoje, 20, Rodrigues e Rafael Ribeiro se reuniram com o titular da Semas, Jorge Guerreiro, para conversar sobre a ID Jovem. Do encontro, participaram funcionários da secretaria e representantes do Conselho Tutelar.

“A minha vinda aqui é para convidar vocês para serem parceiros no intuito de assegurar que esse benefício chegue aos jovens do nosso Estado”, disse Raimundo Rodrigues, que prestou esclarecimentos sobre o benefício. Durante o encontro, ficou acordado que no próximo dia 23 de maio ocorrerá nova capacitação desta vez para as pessoas que vão operacionalizar o programa.

Ainda não há local definido, mas a capacitação deverá contar com a participação de representantes de municípios vizinhos. “É interessante que seja uma capacitação regional e que esse benefício possa chegar o mais breve possível aos nossos jovens. A ID Jovem só vem a somar”, destacou a secretária adjunta e diretora técnica, Suely Guilherme.

O secretário Jorge Guerreiro também ressaltou a importância da ID Jovem. “É um benefício de grande importância, pois precisamos dar mais assistência aos nossos jovens, que com a ID terão uma vida melhor no que diz respeito ao acesso a mais entretenimento”.

Rafael Ribeiro acredita que a parceria irá trazer grandes resultados para os jovens da região: “Nós estamos dispostos a assumir e levar essa bandeira. Sabemos que a responsabilidade e o desafio são grandes e não conseguiremos sozinhos, então precisaremos muito do apoio da Semas, do Ministério Público e dos conselhos para fazer com que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, frisou o coordenador da CMJ.

Identidade Jovem

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Garante isenção da taxa do Enem.

O programa beneficia o jovem de baixa renda, estudante ou não, que precisa estar corretamente cadastrado no CAD Único, do Governo Federal, para obter a Identidade.

Texto: Antonio Fernandes/Hanny Amoras
Fotos: Jhonathan Felipe