DETRAN ESTABELECE NOVAS NORMAS PARA ATENDIMENTO NO INTERIOR DO ESTADO

A emissão de documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, primeira habilitação, título de eleitor, entre outros, são alguns dos serviços que a população de Belém e Região Metropolitana poderão usufruir em mais um posto da Estação Cidadania. O espaço do Governo do Pará, inaugurado nesta segunda-feira (26) no Shopping Bosque Grão-Pará, se unirá a outros quatro já implantados no Estado: Guamá e Jurunas, na capital, e Marabá e Santarém, no interior, que juntos já atenderam aproximadamente dois milhões de usuários. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Simão Jatene, secretários de Estado e comunidade local. A prestação de serviços públicos com rapidez, qualidade, eficiência e comodidade são os objetivos das Unidades de Atendimento à População. “Este espaço representa o Estado buscando cada vez mais atender melhor a população. Representa, ainda, o Estado e o governo tentando devolver para a população aquilo que ela faz cotidianamente através do seu trabalho, através dos impostos que paga”, destacou o governador Simão Jatene. FOTO: CRISTINO MARTINS / AG. PARÁ DATA: 26.12.2016 BELÉM - PARÁ

Quem mora no interior do estado, agora deve ficar atento às novas normas estabelecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agendar o atendimento e comparecer na data marcada, já com o boleto pago antecipadamente, são algumas mudanças do atual processo.

Na foto, a diretora geral do Detran, Andrea Hass.

Segundo a coordenadora do Núcleo da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretrans), Giselle Maués, as alterações foram testadas em julho, no município de Soure, no Marajó, por meio de um projeto piloto. Agora é preciso agendar o atendimento na Ciretran local ou através do site do Detran na internet. “O candidato precisa também comparecer na data marcada já com boleto pago antecipadamente”, complementou.

Como na primeira fase é exigida a captura de imagem e a biometria, a coordenadora garante que nas Ciretrans onde esta tecnologia ainda não está disponível a equipe volante estará no município um dia antes, a fim de cumprir o que determina a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Já solicitamos à diretoria de Tecnologia em Informática o acompanhamento de um técnico pra solucionar essas questões”, assegurou Maués.

No seu município – O Detran já autorizou novos atendimentos itinerantes. Os municípios de Santana do Araguaia, Curionópolis e Novo Progresso recebem o serviço para a realização da 2ª e 3ª fases nos dias 26 e 27 de agosto.

Em Santana do Araguaia, o local escolhido foi a escola Professora Joseli Silva Cestari, na Praça da Matriz. Em Curionópolis, será na Escola Estadual Tancredo Neves, na avenida Minas Gerais e em Novo Progresso na avenida Orival dos Prazeres, quadra 276, bairro Canaã.

A diretora geral do Detran, Andrea Hass, lembra que as itinerantes cumprem o papel do órgão de possibilitar ao cidadão o acesso à regularização. “Isso se dá principalmente por causa das grandes distâncias e pelo fato do atendimento acontecer nos finais de semana”, detalhou.

Por Aldirene Gama
Fotos: Cristiano Martins