Eldorado do Carajás terá CASA DO MEL

???????????????????????????????
Prefeito Divino Campos e representantes da APIMEC

Por: Salém Campos – Aconteceu na manhã de quarta-feira (03), na sala de sala de reuniões da Prefeitura de Eldorado a assinatura do contrato de financiamento entre o BANPARÁ e a Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Eldorado do Carajás – APIMEC, com interveniência do Núcleo de Gerenciamento do Programa Pará Rural, da ordem de R$ 122.974.92. O contrato que foi elaborado pela COPSERVIÇOS visa a construção da Casa do Mel no município, cuja área de 5 mil M² está localizada às margens da BR 155 próximo à curva do S.  A empresa contratada D A Construção Ltda, terá 120 dias de prazo para execução.

O Gerente Geral do Programa Pará Rural Dr. Antônio Carlos de Oliveira disse que o Governo do Estado através do Pará Rural acredita que esse projeto de investimento produtivo para a AIMEC reforça o interesse do Governador Simão Jatene em apoiar a geração de emprego e renda no município de Eldorado e fomentar o desenvolvimento da atividade apícola na região.

Para o prefeito Divino Campos a construção da Casa do Mel é um grande incentivo para todos os apicultores dos municípios vizinhos. “Vejo que estamos numa área privilegiada sendo que nosso município é cortado por duas rodovias e existe um fluxo muito grande de veículos, ou seja, temos mercado para toda a nossa produção”, finaliza o Divino Campos.

A ação tem como objetivo estimular o desenvolvimento e a produtividade da apicultura na região. O novo empreendimento trará muitos benefícios para Eldorado, Parauapebas, Curionópolis, Canaã dos Carajás e muitas outras cidades do sudeste paraense. O mel será envasado e através do selo de qualidade do município, comercializado tanto para o estado do para como para todo o brasil, gerando emprego renda para os município que se integram a casa do mel.

De acordo com Manoel Eduardo Neto presidente da APIMEC Eldorado produz cerca de 12 toneladas do mel por ano, tornando-se um dos maiores produtores do estado. “Temos o melhor mel em qualidade e atualmente contamos com 100 apicultores cadastrados e queremos agregar e fortalecer as pessoas da associação, cadastrando aqueles produtores de mel que ainda não fazem parte da entidade”, diz o presidente.

Projeto Abelha Rainha

Esse projeto visa atender o produtor de mel de Eldorado com assistência técnica exclusiva.  Hélio Rio Soares, é o técnico que possui todos os cursos que o Senar e o Sebrae já realizou e está diariamente atendendo todos os apicultores.

Para o secretario Euclides de Souza a prefeitura disponibilizou uma moto bross e o técnico para acompanhar os apicultores, além de disponibilizar um veículo fiat estrada para a Apimec. “Nunca houve tanto apoio para os produtores de mel, a gestão do prefeito Divino Campos está proporcionando o modelo que poderá ser copiado por outros gestores e ainda temos o Programa de Aquisição de Alimentos “PAA” da Conab que compra os produtos direto do produtor”, diz Euclides.