“ESTÁ TUDO BEM EM CURIONÓPOLIS”, DIZ VEREADORES

IMG_9652
Casa vazia faz vereadora acreditarem que não há problemas em Curionópolis

Ausência popular nas Sessões da Câmara Municipal de Curionópolis fazem vereadores acreditar que “está tudo bem”, pelo menos foi o que disse a vereadora Professora Nilde – PMDB. Ao pedir uma parte enquanto a vereadora Edilei Lopes – PP usava a tribuna a vereadora fez a afirmação convocando a população para estar mais presente nas reuniões da casa de Leis.

Hoje cerca de dez pessoas presenciaram a Sessão, mas o presidente da Casa disse que já foi pior: “Chegamos a ter uma sessão com uma só pessoa presente, diga-se de passagem, o nosso vigia”, desabafou o presidente da Casa, Wilson Acácio – PT.

Para exemplificar a ausência da sociedade civil organizada em reuniões importantes do Legislativo o vereador professor Diassis – PT, lembrou uma audiência que foi provocada pela ACIC – Associação Comercial e Industrial de Curionópolis, na qual depois do encontro uma audiência com o Secretário de Estado de Segurança Pública Luiz Fernandes Rocha foi marcada no entanto nem o presidente da ACIC, Manoel Naves, nem o vice, Rui do Posto foram com o vereador para o encontro como secretário de estado. A justificativa tanto do presidente quanto do vice da ACIC, é que não poderiam deixar os seus afazeres naquele período, com isso apenas o vereador Diassis foi ao evento.

Devido a ausência da comunidade acendeu a possibilidade de mudança no horário das Sessões Ordinárias, que acontece semanalmente as 9h00 da manhã de se sexta-feira, porém não há uma ideia formada de um horário que possibilite mais presença da comunidade.

magno
Vereador Mágno está atento ao novo código da mineração

Mineração – O vereador Mágno da Cooperalt – PMDB, falou da tramitação do projeto que estabelece o novo código da mineração. Para o vereador a participação de Curionópolis nos debates que estão acontecendo na região é muito importante. “Temos que participar das reuniões, audiências e toda mobilização que trate desse importante tema, afinal de contas estamos em uma das regiões mais interessadas”, disse o vereador Mágno.

A proposta do Código de Mineração, lançada pelo Executivo com o objetivo de estimular os investimentos para no setor, está sendo analisada pela Câmara dos Deputados (PL 5807/2013), onde já recebeu mais de 400 emendas. Em seguida, o texto será votado no Senado.

O novo marco prevê mudanças na cobrança da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) que devem dobrar a arrecadação do governo com o tributo que, só no ano passado, rendeu R$ 1,8 bilhão aos cofres públicos.

O projeto ainda estabelece novos requisitos para concessão dos direitos de exploração de minérios, além de determinar as normas de uso dos recursos minerais. Também cria o Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), para a formulação da política para geologia e recursos minerais, e a Agência Nacional de Mineração (ANM), para fiscalizar as atividades de mineração e execução da política mineral brasileira.

Outubro Rosa – A decoração da Câmara Municipal de Vereadores de Curionópolis faz alusão ao Outubro Rosa que é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.