GOVERNO MUNICIPAL PRETENDE MODERNIZAR TRÂNSITO DE CURIONÓPOLIS

A cidade de Curionópolis não será mais a mesma em muito breve. É o que promete o prefeito Adonei Aguiar. Esta semana, ele foi a Belém, participar da 2ª Reunião do Fórum Permanente de Prefeitas e Prefeitos do Pará, e voltou da capital recheado de notícias boas para a comunidade local. Uma delas é a modernização do trânsito urbano, para o qual o gestor conseguiu R$ 850 mil em recursos do Governo do Pará para investimentos por meio do Programa Municípios Sustentáveis, coordenado pela secretária extraordinária de Estado dos Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene.

De acordo com Adonei, a Prefeitura de Curionópolis celebrou com o Governo do Pará convênio para a sinalização de trânsito vertical e horizontal, a fim de garantir segurança, fluidez e mobilidade urbana, uma vez que Curionópolis está experimentando expressivo crescimento, embora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) insista em rebaixar o contingente populacional, historicamente, sem que nada fosse feito ao longo de quase três décadas para reverter a questão.

“Curionópolis ainda poderá ser contemplado com outros convênios nas áreas de educação e infraestrutura”, prevê o prefeito, destacando que a cidade ainda será comtemplada com a reforma completa de uma escola estadual, pavimentação asfáltica.

Nas ruas, a população comemora a notícia. O comerciante Paulo José Soares, que tem automóvel e se locomove todos os dias de sua residência para o comércio, diz que seu carro já foi “atropelado” duas vezes em 2016 por motoqueiros que não respeitam os cruzamentos. “Curionópolis é uma cidade pequena, mas que tem uma frota bastante ativa. Já não era sem tempo a sinalização da cidade. O prefeito está de parabéns”, elogia.

E Soares tem razão. Nos últimos seis anos e meio, a frota de Curionópolis cresceu mais de 150%, passando de 2.331 veículos em dezembro de 2010 para 5.971 em junho deste ano. Isso, por si só, mostra que o município já não está mais parado no tempo. “Além de modernizarmos nosso trânsito, vamos humanizar nosso tráfego para que as pessoas consigam enxergar não apenas crescimento, mas também desenvolvimento social. Não adianta implantar equipamentos modernos nas ruas se as práticas da sociedade são as mesmas, de não respeitar a sinalização”, adianta Adonei, destacando que a prefeitura vai investir em educação para o trânsito.

Ascom-PMC