INSCREVA-SE – CURSO ORIENTA SOBRE GESTÃO TRABALHISTA EM PARAUAPEBAS

Capacitação para industriais é uma parceria da CNI, Sistema Fiepa e Sebrae

Parauapebas será o segundo município paraense a receber em 2016 um dos cursos do ‘Associa Indústria’, eixo de capacitação empresarial do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), criado por uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as Federações das indústrias de todo o Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os cursos são gratuitos, com duração de oito horas, e vagas limitadas.

O Curso “Como evitar problemas trabalhistas?” ocorrerá no dia 18 de março, das 9h às 18h, na sede do SENAI Parauapebas. Na ocasião, serão apresentadas as normas e procedimentos que a indústria deve observar desde a admissão de empregados até a rescisão de contratos de trabalho. A administração de conflitos, por meio das Comissões de Conciliação Prévia e da Justiça do Trabalho, será abordada na capacitação, que é direcionada para os gestores industriais associados a sindicatos filiados à Fiepa.

Eixos – As iniciativas deste Programa são distribuídas em dois eixos de atuação, segundo Ivanildo Pontes, diretor do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e gestor do PDA no estado. “O Associa Indústria, parceria entre a CNI e o Sebrae com o apoio das federações de todo o Brasil, que traz uma série de cursos e iniciativas oferecidos através dos sindicatos às indústrias sindicalizadas, sobretudo às micro e pequenas. O outro eixo é o Avança Sindicato, que reúne ações para aprimorar a gestão e a comunicação dos sindicatos patronais e para desenvolver competências específicas de líderes e de executivos sindicais”, comenta Pontes.

Os cursos são oferecidos pelos sindicatos de representação setorial com o apoio das federações estaduais de indústria. No Pará, o Sistema Fiepa está organizando 15 turmas para atender 450 empresários de Parauapebas, Belém, Marabá, Altamira, Santarém e Castanhal. No eixo Associa Indústria serão oferecidas capacitações em “Como evitar problemas trabalhistas?”; “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?”; “Como prevenir problemas ambientais?”; “Como se preparar para o mercado internacional?” entre outras temáticas demandadas pelo setor.

No eixo Avança Sindicato estão programadas capacitações em “Praticando a negociação coletiva”; Mobilização para defesa de interesses; Sistema de inteligência de negócios da indústria; e bate-papos sobre Negociação coletiva e Práticas de gestão. “Vamos intensificar as capacitações nos municípios paraenses. Somente com um associativismo fortalecido teremos mais condições de pleitear melhorias junto a nossos representantes no mercado atual”, comenta Ivanildo Pontes.

Serviço

Mais informações sobre o PDA no Pará: (91) 4008-4826.

pda-curso