MÁRCIO MIRANDA PEDE ESTADUALIZAÇÃO DE ESTRADA VICINAL ENTRE CANAÃ DOS CARAJÁS E XINGUARA

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Márcio Miranda, é o autor do Projeto de Indicação apresentado nesta terça-feira (08/08), que pede a estadualização da estrada vicinal que liga o município de Canaã dos Carajás à localidade Pontão, em Xinguara.

São 99 quilômetros de extensão nesse trecho. Com a estadualização, o Estado passa a ser responsável pelas obras e serviços de nivelamento, aterramento, acostamento, pavimentação asfáltica, sinalização e restauração de pontes na estrada vicinal, que passará a ser uma rodovia.

“O município de Canaã dos Carajás tem sua economia sustentada na agricultura e na pecuária. A malha rodoviária desempenha inestimável papel na locomoção de pessoas e escoamento de produção. Entretanto, algumas estradas encontram-se em precárias condições de trafegabilidade. A vicinal em questão, também conhecida como Transcarajás, está nessa situação”, avalia o deputado Márcio Miranda. “O pedido de vicinal atende diversas comunidades rurais localizadas ao longo do percurso dessa estrada, além de possibilitar tirar a região sul-sudeste do Pará do isolamento, garantindo acesso e encurtando distâncias para o nordeste e sudeste do país”, afirma o parlamentar.

“Os efeitos positivos da estadualização vão dinamizar a economia local, com a diversificação de serviços de infraestrutura logística de transporte regional”, conclui Márcio Miranda.

O projeto será encaminhado ao governador Simão Jatene. Se for acatado pelo Poder Executivo, voltará para a Assembleia Legislativa como projeto

 
Texto: Dina Santos