Mineração – Sondagem confirma alto teor de cobre no projeto Pedra Branca

A Avanco Resources informou que os ensaios da campanha de sondagem do projeto de cobre e ouro Pedra Branca, em Carajás, confirmaram a natureza de alto teor do depósito. A mineradora australiana agora vai preparar uma atualização de recursos no padrão Jorc e um estudo conceitual do projeto, que deve ser finalizado no quarto trimestre.

O objetivo da empresa é melhorar a confiança em relação ao projeto para que a mineradora tome a decisão de seguir adiante com Pedra Branca antes do fim deste ano. O estudo prévio de viabilidade está previsto para o primeiro trimestre do ano que vem. As informações são do comunicado enviado ao mercado na última quarta-feira (3).

A companhia australiana disse que Pedra Branca é um empreendimento muito maior que o ativo de cobre Antas, também em Carajás (PA), que está em construção. A Avanco disse ainda que espera a atualização dos recursos inferidos para recursos medidos e indicados. Atualmente, os recursos inferidos de Pedra Branca são 46,82 milhões de toneladas com teor de 1,2% de cobre (Cu) e 0,33 grama de ouro por tonelada (g/t), para 560 mil toneladas de cobre e 500 mil onças de ouro.

Os ensaios publicados pela Avanco apontam 40 metros quadrados com 1,6% Cu e 0,26 g/t de ouro, incluindo 18,8 metros quadrados com 2,89% Cu e 0,89 g/t de ouro; 47,85 metros quadrados com 1,27% Cu e 0,36 g/t de ouro; 27 metros quadrados com 1,63% Cu e 0,37 g/t de ouro, incluindo 12,65 metros quadrados com 2,39% Cu e 0,55 g/t de ouro.

A campanha de sondagem adamantada de Pedra Branca, que fica a 50 quilômetros de Antas North, composta de 11 furos para uma área de 4.192 metros já foi concluída pela mineradora. A Avanco comunica que o aumento na estimativa de recursos minerais com a atualização de inferidos para medidos e indicados vão sustentar o estudo conceitual de Pedra Branca.

A empresa está desenvolvendo outros dois projetos de cobre no Brasil. A mineradora júnior, que está prestes a deixar de ser exploradora para se tornar produtora, possui o projeto Rio Verde, em Curionópolis (PA), e Antas, em Carajás (PA). Ambos estão em construção. No Brasil, a mineradora possui a subsidiária Avanco Resources Mineração.

Fonte: Com informações do Portal Noticias da Mineração do Brasil