MORADORES DA VILA SANÇÃO RECEBEM ATENDIMENTOS DA AÇÃO #TODOSPELOPETI

unnamed-6Os moradores da Vila Sanção receberam no último sábado, dia 3, na Escola Alegria do Saber, a primeira edição da Ação Integrada para o Combate ao Trabalho Infantil na Zona Rural #TodosPeloPeti. Organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social através da Gerência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e apoiada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap), pelos Conselhos Tutelar I e II, pela empresa Vale e outras empresas do município, a ação levou duzentos voluntários que realizaram atendimentos em várias áreas.

Tendo como objetivo principal o fortalecimento e articulação das ações de assistência social através da atuação em conjunto com as demais políticas públicas voltadas à prevenção, identificação e proteção das crianças e adolescente em situação de trabalho infantil, a ação contou com muitos voluntários.

unnamed-1“Acredito que o trabalho infantil tem causas ligadas a desigualdade social e a carência de acesso aos direitos básicos e garantidos pelo ECA. A garantia desses direitos, ainda que de maneira pontual, é uma oportunidade estratégica de prevenção e combate ao trabalho infantil”, destacou a coordenadora do Peti, Flávia Gil, que avaliou o evento como super positivo.

A previsão da organização é que fossem realizados cerca de setecentos atendimentos, mas entre consultas médicas, atendimento bucal, nutricional e de Enfermagem, orientação jurídica, emissão de carteira de identidade, atualização do Cadastro Único/Bolsa Família, serviços de beleza, entre outros, foram atendidas 1.485 (mil quatrocentos e oitenta e cinco) pessoas de diferentes faixas etárias.

unnamed-5Outro ponto que chamou a atenção foram as brincadeiras e apresentações realizadas na quadra de esportes. A criançada se divertiu também com as apresentações dos Doutores da Alegria, com a apresentação de dança dos meninos do Abrigo Esperança e do Raizes Parauara, um grupo de cultura popular de Parauapebas, entre outras.

O sentimento dos moradores era de satisfação por receber os atendimentos perto de casa. “Fiquei muito feliz por participar e estar recebendo esse atendimento aqui na minha comunidade”, disse dona Maria Pereira que estava na fila do atendimento do Cadastro Único.

unnamed-7No encerramento do evento o Papai e a Mamãe Noel chegaram à quadra de esportes trazendo ainda mais alegria para o rosto das crianças. Na saída da escola as crianças receberam das mãos casal e de voluntários presentes antecipados de Natal.

Parceiros

Foram parceiros governamentais da ação, a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil, o Programa Bolsa Família, o Cadastro Único, BPC na Escola, CRAS, CREAS, Equipe de Abordagem Social, Vigilância Socioassistencial, Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas (Comasp), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Também foram parceiros do evento: Arpaki, Amigos do Bem, Médicos da Alegria, Grupo Folclórico Raízes Parauara, Senac, Instituto Embeleze, JSL, Coiffeodonto, Supermercado Farturão, Supermercado Matheus e Pirâmide Decorações Locações e Eventos.

(Fotos/Texto: Antonio Fernandes)