No período de 17 a 19 de outubro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abrirá as portas de suas unidades em todo o Brasil para receber a comunidade, estudantes, parceiros e empresários. É o Mundo SENAI, que desperta o interesse dos visitantes pelas diversas profissões industriais e promove a aproximação com a indústria. “É uma oportunidade para os jovens conhecerem as opções de carreira e a importância da educação profissional para conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, diz o diretor de Operações do SENAI, Gustavo Leal.

Por meio de diversas opções gratuitas de palestras, mostras tecnológicas, minicursos e orientação profissional, os participantes poderão conhecer a realidade das profissões e, assim, ter mais segurança na escolha da carreira profissional, considerando o cenário da indústria na sua região. Também será uma oportunidade para empresários verem de perto o que o SENAI tem de mais novo em tecnologia nos cursos de qualificação profissional. Além disso, os visitantes poderão aumentar seus conhecimentos e se surpreender com os laboratórios que simulam situações do dia a dia do ambiente de trabalho.

Durante os três dias, as unidades do SENAI devem receber cerca de 400 mil visitantes. No ano passado, durante a quarta edição do evento, as 427 unidades que abriram às portas à comunidade receberam 365 mil pessoas. Neste ano, já estão confirmadas atividades em 403 unidades do SENAI. Entre os serviços oferecidos gratuitamente há palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional e visitas guiadas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria. “Essa é uma porta de entrada para que a comunidade, principalmente os jovens, conheçam os cursos do SENAI”, destaca Gerson Peres, diretor regional do Senai Pará.

De acordo com Gerson, os visitantes da unidade de Belém terão a oportunidade de participar de minicursos nas áreas automotiva, confecção, panificação e de informática, além de palestras que destacam a importância do planejamento de carreira. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Serviço Social da Indústria (SESI) também estarão presentes durante o evento e auxiliarão jovens na escolha da profissão e na orientação sobre a qualidade de vida.  “Os minicursos apresentam um pouco do que é trabalhar nas indústrias. Esse é o nosso objetivo, fornecer oportunidades e orientar para que os participantes encontrem uma área de que realmente gostem e na qual queiram se qualificar”, explica Gerson.

Em Barcarena, no nordeste do Pará, o Centro de Educação Profissional oferecerá minicursos voltados à corrosão, soldagem, metrologia, eletricidade, entre outros. Segundo a diretora do Senai Barcarena Lana Cunha, a iniciativa facilitará a escolha de uma profissão. “São pequenas coisas, mas que fazem diferença. Nós queremos que as pessoas saiam daqui aptas a buscar uma qualificação”, explica.

Além de Belém e Barcarena, outros 11 municípios abrirão as portas de suas unidades. Altamira, Bragança, Cametá, Canaã dos Carajás, Castanhal, Juruti, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Santarém e São Miguel do Guamá.

As atividades do Mundo SENAI acontecem de forma simultânea em todo o Brasil, das 8h às 18h, nos dias 17 e 18, e das 8h às 11h30, no dia 19, com exceção de Santarém que realizará o evento no período de 24 a 26 de outubro. Para participar do evento não é preciso fazer inscrição, basta escolher a unidade do SENAI mais próxima e entrar nesse universo de conhecimento.

Quem quiser acompanhar os minicursos que serão oferecidos e toda a programação do Mundo SENAI no estado do Pará, é só acessar o site www.mundosenai.com.br.