Nomes de passageiros de avião que desapareceu no Pará são divulgados

Avião desapareceu na última terça-feira, em Jacareacanga.
Passageira chegou a enviar SMS para o tio: ‘O motor ta parando.socorro’.

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (19), o nome das pessoas que estavam a bordo do avião bimotor que desapareceu em Jacareacanga, sudoeste do Pará, na última terça-feira (18). Os passageiros são as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima, além do piloto Luiz Feltrin. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa), as buscas pela aeronave continuam nesta quarta-feira (19).

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que os profissionais de saúde que estavam no avião que desapareceu são da Fundação Nacional do Índio, Funai. As pessoas da equipe que estavam a bordo do avião são funcionários da Secretaria Especial de Saúde Indígena, Sesai, ligada ao Ministério da Saúde. O erro foi corrigido às 14h42).

órgão de saúde confirmou o desaparecimento do aeroplano, que transportava a equipe de saúde para aldeias indígenas da região do município. Os profissionais substituiriam os grupos que já prestavam atendimento nas aldeias da etnia Munduruku.

A aeronave decolou às 11h42 do aeroporto de Itaituba com destino ao município de Jacareacanga. Segundo o Ministério da Saúde, o desaparecimento aconteceu por volta de 12h30. A Aeronáutica informou que o avião desapareceu 1h20 depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio.

mensagem_3
Passageira enviou mensagem de dentro do avião
(Foto: Luana Leão/G1)

Entenda o caso
Um avião de pequeno porte que transportava uma equipe de profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indigena (Sesai) até uma aldeia indígena de Jacareacanga, no sudoeste do Pará caiu na última terça-feira (18). Aeronaves de Manaus e Campo Grande estão ajudando nos trabalhos de localização do bimotor, modelo Beechcraft BE 58 Baron.

Uma passageira chegou a mandar mensagens de celular avisando que o avião passava por problemas. No primeiro SMS, enviado às 12h47, a técnica em enfermagem Rayline Campos avisava o tio Rubélio Santos sobre o perigo que enfrentava.

“Tio to em temporal e um motr parou avisa a mae q amo muit tods …to aflita..to em pânico…se eu sair bem aviso…to perto do jkre…reza por nos…n avisa a tia ainda… (sic)”, dizia a mensagem. No segundo torpedo, emitido às 12h48, a passageira pediu socorro. “O motor ta parando.socorro tio tio (sic)”.

O tio de Rayline recebeu a mensagem às 13h. “Imediatamente, tentei ligar para ela, mas só dava fora de área. Então avisei para um colega que trabalha na Infraero, e ele avisou sobre a situação”, relata. “Temos esperança de que ela esteja viva, sim”, declarou Santos.

De acordo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave desaparecida, de matrícula PR-LMN, estava regular. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia.

FONTE: g1.globo