OUTUBRO ROSA: POPULAÇÃO RECEBE PALESTRA DE PREVENÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA

(Roney Wydiamaior/ Ascom/ P.M.Tucumã) O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo e para conscientizar a população feminina e a sociedade tucumaense como um todo sobre o problema, prevenção e tratamento, a prefeitura de Tucumã, através das secretarias municipais de Saúde, Educação e de Desenvolvimento Social, aderiu à campanha Outubro Rosa. O pastor da Igreja Assembleia de Deus, Luzivam Guimarães Sousa abriu o evento dirigindo uma oração e ao final da palestra todos os presentes receberam lembranças produzidas por servidoras do Centro de Atenção Psicossocial de Tucumã (CAPS).

Depoimento

outubroCom a proposta de sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e a importância para diagnóstico precoce e que as autoridades municipais se revezavam ao microfone. Ricardo Freitas, Secretário de Saúde se emocionou a falar sobre o que a família passa quando alguém próximo e acometido pela a doença e hoje ao ver a alegria e a força de vontade da servidora pública, Zenah Portolan, de acordo com Ricardo Freitas e motivo de autoestima, motivação e de superação.

Outubro Rosa

Criado nos Estados Unidos na década de 1990, o Outubro Rosa é um movimento popular do qual participam instituições governamentais, empresas e entidades da sociedade civil, como a ONG Américas Amigas. O movimento pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de se realizar anualmente o exame preventivo de mamografia para monitorar a saúde das mamas.

Palestra

Com este foco, a administração “Tempo de Paz e Prosperidade”, realizou na manhã do dia 27 de outubro, na quadra de esporte da Estação Conhecimento ações de conscientização dentro da campanha do âmbito municipal oferecendo palestra abordando o tema com o médico ginecologista e obstetra Dr. Nicodemos Junior do Centro Médico e Diagnóstico Clinico (Biomed – Tucumã). “Estamos fazendo um alerta a todas as mulheres da áreas para que se cuidem e se preveniam, o nosso maior objetivo e tentar sensibilizar o público feminino quanto a importância do autoexame da mama e a realização periódica de ultrassom e mamografia, porque o quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura”, ressaltou o profissional de saúde, Dr. Nicodemos Junior.

DETECÇÃO PRECOCE

 Na palestra Dr. Nicodemos Junior explicou que mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer anualmente o exame clínico das mamas, com profissional de saúde capacitado (médico ou enfermeiro) nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.

Participação

Prestigiaram o evento além de servidores municipais, população em geral, profissionais da área de saúde pública, secretários, presidente da câmara municipal, José Valnei Pinto de Oliveira o Tiririca, o médico e vice – prefeito Dr. Wanderley Vieira e o prefeito Adelar Pelegrini.