Parauapebas receberá a sétima Estação Cidadania do Estado

Parauapebas (foto) celebra 28 anos de emancipação e desenvolvimento. FOTO: PORTAL PEBINHA DE AÇÚCAR / AG. PARÁ DATA: 10.05.2016 PARAUAPEBAS - PARÁ.

Neste sábado, 19, às 10h, os moradores de Parauapebas e de pelo menos outros nove municípios do sudeste paraense serão beneficiados pela implantação dos serviços da sétima unidade de atendimento à população implantada pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Administração (Sead). Trata-se da Estação Cidadania Parauapebas Carajás, localizada no Karajás Shopping, com previsão para realizar oito mil atendimentos por mês.

O empreendimento será composto pelos serviços de 10 órgãos estaduais e um federal, distribuídos em uma área de 631 m². No espaço, a população contará com a emissão de documentos, como identidade pela Polícia Civil do Pará, carteira de trabalho e primeira habilitação.

Além dos documentos, a população terá acesso a serviços do Banco do Estado do Pará (Banpará), Procon/Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), Fundação Pro Paz, das Agências de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon) e de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e Superintendência Regional do Trabalho (SRTb).

A Estação Cidadania em Parauapebas também fará a coleta para o Banco de Dados Biométricos do Pará. O termo de cooperação foi assinado entre a diretora geral do Detran, Andrea Hass, e o delegado geral de Polícia Civil, Cláudio Galeno. A ideia é modernizar os registros de identidade já existentes por meio da integração do sistema biométrico, permitindo a concentração de informações.

Atualmente existem seis estações Cidadania – quatro em Belém (nos bairros do Guamá e Jurunas e nos shoppings Bosque Grão-Pará e Pátio Belém) e duas no interior (Marabá e Santarém). De julho de 2011, quando foi implantada a primeira unidade no bairro do Jurunas, até abril deste ano, as estações cidadania já realizaram mais de 2,7 milhões de atendimentos.

Outras duas unidades estão previstas para serem entregues ainda este semestre: Estação Cidadania Icoaraci, localizada no distrito de Icoaraci, e Estação Cidadania Metrópole Ananindeua, localizada no Shopping Metrópole, ambas na Região Metropolitana de Belém (RMB).

A Estação Cidadania Parauapebas Karajás irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, no piso superior do Karajás Shopping, localizado na Estrada Municipal Faruk Salmem, Km 7, S/N, no bairro Cidade Nova. Para agendamento de serviços, como emissão das carteiras de trabalho, de identidade e serviços do Detran, o usuário deve acessar o site www.estacaocidadania.pa.gov.br.

Por Mário Costa