RAIMUNDO LOPES RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO PARAENSE

Dr. Celso, Raiundo Lopes, Dep. Fed. Wad - SDD e Dep. Est. Hilton Aguiar
Dr. Celso, Raiundo Lopes, Dep. Fed. Wad – SDD e Dep. Est. Hilton Aguiar

Com a outorga de 62 títulos honoríficos, a Assembleia Legislativa (Alepa) homenageou em sessão solene, na manhã desta quinta-feira (26/06), personalidades que reconhecidamente contribuem e/ou contribuíram para o desenvolvimento do Pará. Assim, o Parlamento estadual dá sequência a um longo histórico legal de destacar publicamente homens e mulheres com ações ou atividades voltadas para a coletividade. Com base na aprovação de decretos legislativos, foram entregues 42 condecorações de “Honra ao Mérito”, cinco de “Honra ao Mérito Post-Morten” e quinze de “Cidadão do Pará”.

Entre os quinze homenageados com título de Cidadão do Pará está o presidente da Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia – COOMIC Raimundo Nonato Lopes Carvalho, que teve sua indicação feita pelo Deputado Estadual Hilton Aguiar – SDD, que tem sido grande defensor dos remanescentes do garimpo na região de Serra Pelada, tendo grande participação nas ultimas conquistas principalmente na vila de Cutionópolis, antiga vila garimpeira a 18 quilômetros da sede do município de Curionópolis.

A indicação do nome de Raimundo Lopes foi aprovada por unanimidade no Legislativo Estadual e, portanto o presidente da COOMIC foi até a capital onde recebeu sua comenda que lhe reconhece Cidadão Paraense. Nascido em 20 de setembro de 1961, no município de Chapadinha – MA, Raimundo Nonato Lopes Carvalho chegou ao estado do Pará em maio de 1981, se fixando no município de Curionópolis desde a data. É membro e ancião da Igreja Adventista do 7º Dia em Eldorado dos Carajás.  Tem como esposa a Sra. Maria de Fátima Alves e filhas, Nayara Alves Carvalho e Nayane Alves Carvalho. Cursando Administração, assumiu cargos importantes como presidente da Associação de Garimpeiros Serra Pelada de 1997 a 2000, e hoje é Presidente reeleito da COOMIC.

“Estou muito feliz por receber das mãos do nosso amigo deputado Hilton Aguiar esse reconhecimento, tenho certeza que é fruto do trabalho árduo que temos enfrentado ao logo dos anos para poder fazer alguma coisa por nossos irmãos garimpeiros do Pará, assim como os demais espalhados por todo Brasil. Deus esteve ao nosso lado, nos dando forças para conseguir vencer cada desafio e hoje ver que nosso trabalho contribuiu para o desenvolvimento do Pará”, comemorou Raimundo Lopes.

O título foi o único dado a um cidadão de Curionópolis e um dos poucos à pessoas do interior do Estado o que demostra a importância do título e o destaque que nosso município passa a ter com tal reconhecimento: “Toda essa honraria agradeço a Deus, e dedico aos meus irmãos garimpeiros que tem acreditado no nosso trabalho, nos incumbido de tocar essa cooperativa e hoje podemos ver que os resultados estão aparecendo para toda sociedade, a todos, meu muito obrigado e fiquem certo que sempre vou trabalhar para não decepcionar nenhum de meus companheiros, principalmente agora que tenho responsabilidade a mais sendo “Cidadão Paraense”, concluiu Raimundo Lopes.

Dr. Celso também recebeu título de Cidadão do Pará
Dr. Celso também recebeu título de Cidadão do Pará

Outro homenageado – O presidente da COOMIC ficou muito feliz em ver que na cerimônia também foi reconhecido com título de Cidadão Paraense o Dr. Celso Antonio Trierweiler, que tem sido grande parceiro da sociedade da Cutia. Dr. Celso chegou ao estado do Pará no ano de 2006, se fixando no município de Itaituba desde o ano. Formado em Direito, mudou-se para Itaituba para desempenhar atividades como advogado tendo como especialidades em Direito Ambiental e Direito Minerário. Em 2008 recebeu o convite para assumir a Procuradoria da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Itaituba e em 2009 foi contratado pela Câmara Municipal de Itaituba para o cargo de Procurador Chefe daquela respeitada instituição.

Em 2011 foi convidado para assumir o cargo de Assessor Especial da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Produção do Governo do Pará, cargo este que continua desempenhando até o momento e no exercício deste cargo foi nomeado Membro Titular do Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes.

Em virtude dos seus relevantes trabalhos foi também indicado pelo Deputado Hilton Aguiar e sua indicação aceita pelo Parlamento Estadual e portanto é também Cidadão Paraense a partir de então.