SERRA PELADA – A IMAGEM DA ESPERANÇA

Pode ser a imagem do alivio, ou do desespero. Joelhos ao pó, mãos juntas como em uma prece em meio ao turbilhão de expectativas vividos à 30 anos, esse é o retrato da foto de capa.

garimp
Detalhe do garimpeiro Seu Sebastião

A foto mostra ao centro, de camisa amarela Seu Sebastião, sócio da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP. O registro ilustra bem o sentimento dos mais de 36 mil garimpeiros espalhados pelo Brasil, principalmente nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins, garimpeiros esses que há 30 anos esperam algum retorno dos investimentos feitos na entidade.

Só em contribuição social cada garimpeiro já investiu em média R$ 1.800,00, resultado de mensalidade no valor de R$ 5,00 multiplicados aos 360 meses aproximados que cada um contribui. Estão extintos os gastos de viagens, comissões a representantes e delegados e extras de quem tem mais de uma participação.

A foto publicada no domínio da cooperativa na internet foi feita no sábado dia 19 de março quando o diretor da empresa Brasil Século III, BSIII esteve em Serra Pelada: “A empresa atendeu uma convocação e compareceu à sede da COOMIGASP”, afirma o site da entidade garimpeira. Na oportunidade Virgílio Guimarães presidente da BSII conversou com os poucos garimpeiros presentes no encontro justificando a demora em vir à Serra Pelada e por consequência o atraso nos trabalhos na montoeira.

Os garimpeiros ouviram do diretor da BSIII que o contrato assinado o designou buscar investidores para tocar os serviços pertinentes ao aproveitamento econômico da montoeira. Virgílio disse que reconhece a demora em dar continuidade ao serviço, mas que isto se deve ao fato de que ficou muito difícil conseguir convencer qualquer empresário a investir em Serra Pelada: “Lá fora as informações sobre Serra Pelada são as piores possíveis”, teria dito o Virgílio durante o encontro.

Vírgilio em conversa com os garimpeiros em Serra Pelada
Vírgilio em conversa com os garimpeiros em Serra Pelada

Após o relato desanimador, o diretor da BSIII apazigua a situação apresentando um empresário que deve investir no Projeto em Serra Pelada: “Este ao ver Serra Pelada de perto ficou tão entusiasmado com o que viu na montoeira que garantiu que o projeto agora vai ter o devido aporte financeiro, ou seja, não vai mais faltar dinheiro para o projeto de aproveitamento econômico da montoeira e que a partir de poucos dias mais máquinas virão para implementar o trabalho da montoeira”, relata o site da Cooperativa afirmando ser fala do empresário investidor.

MYABRAS – Complexo de entender, separar ou unir os contratos de exploração do rejeito. Depois de firmar contrato com a BSIII em setembro do ano passado em Assembleia Geral a cooperativa firmou contrato com a empresa MIYABRAS (Mineração Yamoto do Brasil Ltda), que tem como sócios o empresário japonês Akio Miyake e a brasileira Vanuza Rosa dos Anjos, foi criada em 2004 com sede em Brasilia (DF) e possui como atividade principal a extração de gemas (pedras preciosas e semipreciosas) e a lapidação de gemas (secundária).

Contato – Tentamos contato com a cooperativa por meio de um aplicativo de mensagem instantânea, a secretária da entidade e o presidente Edinaldo Aguiar apesar de ter visualizado as mensagens até o fechamento da matéria não nos retornaram.

MP acompanha as ações da cooperativa
MP acompanha as ações da cooperativa

Ministério Público – O MP do Pará continua acompanhando as ações da entidade. Os promotores, Hélio Rubens e Josiel Gomes estivem em Serra Pelada onde fizeram uma visita ‘in loco’ a Coomigasp.

ASSEMBLEIA GERAL – A COOMIGASP, representada pelo seu Presidente Edinaldo de Aguiar Soares, fundamentado no artigo 59 do Estatuto Social vigente, vem através deste, CONVIDAR os associados a participar da Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 27 de março de 2016, no Auditório da Coomigasp Mauro Eurípedes Martins, em Serra Pelada, para deliberar a seguinte ordem do dia:

Prestação de Contas do Conselho de Administração acompanhado do Parecer do Conselho Fiscal, nos termos do Artigo 44 do Estatuto Social vigente. Confira o Edital abaixo!

edital-ago-21-03-2016-745x1024

 

No Edital não consta nenhuma apresentação contratual, nenhuma eleição apenas prestação de contas. Ainda sim no site da entidade o presidente pede o comparecimento da sociedade para que veja o que está sendo feito.

Fotos: Ascom/COOMIGASP