SERRA PELADA – AOS 63 ANOS EX-GARIMPEIRO CONCLUI CURSO DO SENAI PROMOVIDO PELA VEREADORA EDILEI LOPES – PP

A cerimônia de certificação dos alunos dos cursos de: Eletricidade Predial e Armador de Ferragens aconteceu em Serra Pelada no sábado dia 16 no Auditório da COOMIGASP. Dentre os jovens alunos estava o “vovô” Enoques João de Oliveira de 63 anos, ex-garimpeiro que apesar da idade não se intimidou e concluiu o curso de Eletricidade Predial. 

Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI em parceria com a vereadora Edilei Lopes o curso beneficiou 126 moradores da antiga vila garimpeira aumentando as chances de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Prestigiaram o evento, além dos alunos dos cursos, da comunidade de Serra Pelada, a vereadora idealizadora do projeto Edilei Lopes, o diretor do SENAI/Parauapebas Luiz Pinto, o coordenador regional do SENAI Alisson Negreiro, a advogada e contadora Drª Orlene Araújo, Huldileia Dias, diretora da Escola Municipal Santos Dumont, o palestrante de Parauapebas Pedro Alcântara, subprefeito do distrito Telmo Souza.

Para o evento foi formada uma mesa de honra composta pelas autoridades presentes, pelos representantes do SENAI e com a presença dos alunos Meirilucia Leal da Eletricidade Predial e Joaby Alves Armador de Ferragens.

Em todos os discursos houve harmonia quanto à inciativa da vereadora de buscar a parceria e promover essa formação profissional: “Parabenizo a vereadora pela atuação séria e responsável, pela inteligência de preparar esses novos profissionais dando a eles a vara e o anzol e ensinando a pescar, é assim que se dá dignidade para as pessoas, promovendo inclusão que aqui se refere ao mercado de trabalho”, disse o palestrante Pedro Alcântara.

Para Luiz Pinto diretor do SENAI/Parauapebas a vereadora Edilei não é apenas uma pessoa que procura a instituição em busca dos cursos: “Ela tem sido nossa grande parceira, e com parceria é possível ir mais longe, e foi o que fizemos, trazendo para a Serra Pelada os cursos gratuitos para forma verdadeiros profissionais aptos ao mercado de trabalho”, disse o diretor que completou: “Agora espero que vocês alunos continuem buscando mais formações, mais conhecimento e possam crescer profissionalmente”.

Telmo Souza, subprefeito de Serra Pelada também frisou o trabalho da vereadora, disse que conhece as dificuldades do Legislativo, pois já foi vereador e sabe que um trabalho dessa magnitude requer sobre tudo inteligência e paciência para enfrentar as dificuldades: “Parabéns a vereadora e parabéns ao SENAI que se mostrou solícito com as necessidades da nossa comunidade, e que os alunos aproveitem o aprendizado e consigam boas colocações no mercado de trabalho”.

A vereadora em seu discurso foi enfática em dizer que mesmo com as dificuldades pretende continuar esse projeto: “Esse é um trabalho difícil, requer tempo, paciência, mas é necessário que façamos algo para ajudar nossa comunidade, principalmente formando mão de obra para as oportunidades que surgirem”, disse Edilei.

A vereadora ainda agradeceu os alunos que se empenharam, em nome do seu Enoques, que mesmo aos 63 anos não mediu esforços para conseguir concluir o curso e agora é um Eletricista profissional parabenizou a todos: “Vocês são vencedores, mas que essa seja apenas uma etapa e que muitas outra sejam vencidas, tenham certeza que no que depender do meu trabalho e vontade ainda vamos ter muitas outras oportunidades como essa” afirmou Edilei.

Por fim a vereadora agradeceu ao SENAI em nome de Luiz Pinto, disse que conta com essa parceria para próximos projetos, ela ainda agradeceu a todos os amigos e familiares, e em especial ao Dr. Gerson Peres que deu total apoio para o início desse projeto que em 2015 formou mais de 500 profissionais: “Temos uma meta de chegar a mais de 900 formações profissionais, para isso acontecer continuo contando com SENAI, buscarei parceria da Vale, e vou onde for necessário para que consigamos esse objetivo”, finalizou a vereadora.