SERRA PELADA – COMUNIDADE COBRA DA VALE PRIORIDADE À MÃO DE OBRA LOCAL

Projeto Serra Leste tem licença para 6 milhões de toneladas esse ano
Projeto Serra Leste tem licença para 6 milhões de toneladas esse ano

A comunidade de Serra Pelada quer saber da mineradora Vale o porquê de não priorizar a mão de obra local nas contratações para a mina do Serra Leste que é composta das áreas da Mina e Usina, pela Estrada de escoamento do minério que liga a área de produção ao Pátio de Embarque do Minério.

O que aguçou ainda mais a comunidade local foi uma lista com 19 nomes que vazou nas redes sociais, segundo informações preliminares os nomes seriam de pessoas do município de Parauapebas selecionados para trabalhos operacionais na mina do Serra Leste: “essa é uma mão de obra que temos em Serra Pelada, não precisava contratar de fora”, comentou um morador da vila.

Segundo moradores vila de Serra Pelada tem mão de obra para o projeto (foto: Anderson Souza)
Segundo moradores vila, Serra Pelada têm mão de obra para o projeto (foto: Anderson Souza)

Rodadas de reuniões na comunidade estão acontecendo para que haja uma mobilização organizada, responsável e sem baderna. Na noite deste domingo uma dessas reuniões aconteceram na Escola Ângela Bezerra e já está previsto um encontro de líderes da comunidade com representante da Vale para assuntos com a comunidade.  

A reunião comunidade e Vale deve acontecer amanhã, segunda-feira às 10h da manhã também na Ângela Bezerra. “Hoje nos reunimos para discutir nossas pautas de reinvindicações referentes à empregabilidade da comunidade local”, contou um morador. Na reunião também houve acordo comum de que não comparecendo um representante da Vale, que segundo os moradores já foi comunicado, a comunidade irá fazer uma manifestação com interdição da via de escoamento do minério na altura do viaduto.