SERRA PELADA – COOMIC NOTIFICA A GRIFO, EMPRESA DO GRUPO COLOSSUS

notificacaoO não cumprimento de Cláusula contratual poderá pôr fim a mais uma parceria no distrito mineiro de Serra Pelada. A Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia – COOMIC, que desde 2010 tem uma parceria firmada com a Grifo Geologia notificou a empresa por conta da paralisação nas atividades de sondagens na área de 629 hectares na vila da Cutia.

Em nota publicada no site da cooperativa o presidente afirma: “Não podemos ficar de braços cruzados esperando, o projeto interessa toda uma sociedade representada, são nossos irmãos garimpeiros espalhados pelo Brasil que esperam ver essa mina funcionando, como a Grifo não se manifestou achamos por bem formalizar a NOTIFICAÇÃO e o não cumprimento do contrato pode resultar no fim da parceria”, disse o presidente Raimundo Lopes.

Ainda segundo o site já existem outros grupos empresariais interessados em tocar o projeto em forma de parceria, mas não houve conversa porque a Grifo ainda é parceira. Contudo a cooperativa deu um prazo de 15 dias para a empresa se manifestar, do contrario dará início ao processo de quebra de contrato.

GRIFO – A Grifo é uma empresa do grupo Colossus e estaria enfrentando as mesmas dificuldades que atingiram a grande mineradora depois de várias incidências referente ao Projeto Serra Pelada.  Mesmo assim a COOMIC não poderia simplesmente encerrar o contrato haja vista que existem cláusulas que penalizariam a cooperativa, caso isso acontecesse.

O não cumprimento do mesmo contrato abre esse precedente e a COOMIC está a um passo de findar o contrato e renunciar nova rodada de diálogo. Vale ressaltar que a cooperativa é a única do distrito mineiro de Serra Pelada que tem em mãos os testemunhos das primeiras sondagens e também relatório inicial que comprova potencial da mina.