Serra Pelada recebe visita de Izabela Jatene

Com o objetivo de estabelecer parcerias nas execuções de serviços sociais, para, principalmente, comunidades carentes do município de Curionópolis, o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria Extraordinária de Estado de Municípios Sustentáveis, esteve visitando Curionópolis, ontem, domingo, 22.

A Caravana, dirigida pela titular da pasta, Izabela Jatene, esteve em Serra Pelada, Distrito de Curionópolis, onde conheceu o projeto de mineração (desativado); escolas públicas (educação estadual); a Santa Casa de Misericórdia (saúde); a AMASP (Associação das Mulheres de Serra Pelada); casas construídas com recursos de Cheque Moradia; a Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Serra Pelada (APIMESP); tendo depois ser reunido com a comunidade para ouvi-la e compreender melhor quais as demandas tidas como mais urgentes.

Adonei Aguiar, responsável pelo convite, e diversos secretários municipais, além de vereadores, fizeram parte da visita, tendo auxiliado a comunidade nas conversações com Izabela Jatene para converter a visita em conquistas atendidas pelo governo.

Durante a conversa com a comunidade, ocorrida na Casa Do Professor, entre as petições as mais marcantes foram: saúde, principalmente para os idosos, vinda através de médicos especializados; asfalto, tendo sido pedido 20 quilômetros; segurança pública; e apoio às iniciativas existentes naquele distrito que são cooperativas e associações.

Na opinião de Izabela Jatene, nem só o Pará, mas o Brasil, tem uma grande dívida com Serra Pelada, que um dia já deu tanto para o país em riquezas.

“A gente não caminha sozinho; e quando temos muitos parceiros, nossa luta vem se reforçando”, visualiza Izabela, elogiando Adonei Aguiar por ter sido um dos primeiros prefeitos do Para a aderir ao Programa Municípios Sustentáveis, ligados à secretaria a qual ela gere.

Ainda de acordo com Izabela, a secretaria tem um nome bonito, mas que é preciso trabalhar para que torne realidade, pois o lugar que a gente viva seja um lugar melhor. “Que este nome sustentável se torne algo verdadeiro para que a gente viva melhor nele. E quando Adonei me convidou para vim aqui manifestei meu empenho, pois eu já tinha mesmo este desejo”, disse Izabela, esclarecendo que o objetivo de sua visita não foi assumir compromissos fazendo promessas no calor da emoção, mas construir processos de maneira coletiva.

Após concluir a visita em Serra Pelada, toda a caravana veio para Serra Pelada, onde visitaram o Hospital Público Estadual e outros pontos da cidade onde necessitam da atenção do governo do estado.

Adonei avaliou como positiva a visita da comitiva do Governo do Estado e se diz otimista. “Acredito na sensibilidade de Izabela que agora, depois de ver, ouvir as pessoas e sentir as necessidades delas, terá maior desejo de nos auxiliar através de planejamentos e recursos específicos para cada situação”, acredita Adonei, dando por importante este primeiro passo que, em sua opinião, marca o início de uma longa caminhada rumo ao desenvolvimento da região.

Texto: Francesco Costa
Fotos de Anderson Souza – ASCOM/PMC