SERRA PELADA – Velhos garimpeiros fazem segurança do que ainda resta na mina

tunel_antes
Área do túnel no ápice do projeto

Mais de seiscentos funcionários chegaram a trabalhar no auge da implantação do Projeto Nova Serra Pelada de responsabilidade da SPCDM – Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral – SPCDM uma empresa formada da parceria entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP e a empresa canadense Colossus Mierals Inc, que juntas formara uma SPE – Sociedade de Propósito Específico, ou seja, a sociedade teria validade enquanto existisse o projeto Nova Serra Pelada.

tunel_hoje
Túnel em abandono atualmente, enchendo de água

O ápice do projeto foi entre 2010 e 2013, mas a parceria começou em 2007 na gestão do então presidente Valder Falcão. Hoje, oito anos após o início da parceria o que se ver é uma cena semelhante aos de filmes com veteranos de guerra. Em Battleship – A Batalha dos Mares, Alex Hopper interpretado pelo ator americano Taylor Kitsch entra em uma luta desigual com alienígenas para defender a terra de uma grande invasão, e é no ápice do filme que veteranos de guerra aparecem para dar suporte a luta e ajudar a vencera a batalha, exatamente como vemos hoje em Serra Pelada. Homens fazendo a segurança do que restou da implantação já que toda diretoria da Colossus simplesmente sumiu de Serra Pelada, e até a escolta que fazia a segurança simplesmente foi dispensada.

Ao chegar no canteiro de obras o que encontramos são velhos garimpeiros fazendo toda segurança, homens com mais de cinquenta anos, alguns chegando aos noventa posicionados em pontos estratégicos para evitar que saqueadores levem o que ainda resta do projeto na mina. Foi exatamente fazendo essa segurança que José Rodrigues de 69 anos faleceu, ele foi alvejado por elementos que tentavam levar bens da área do empreendimento. José morreu dia 05 de janeiro às 08 horas da manhã na cidade de Paragominas, para onde foi transferido depois que seu estado de saúde piorou.

Garimpeiro ferido, acabou morto fazendo a segurança da mina
Garimpeiro ferido, acabou morto fazendo a segurança da mina

Inusitadamente a vítima já havia sido ferida, mas da outra vez foi por Policiais durante manifestação em 25 de agosto de 2013 em que mais de 25 pessoas ficaram feridas por balas de borracha.

Conversando com alguns dos velhos garimpeiros que fazem a segurança ouvimos a seguinte frase: “Se nós que somos donos deixarmos isso aqui sozinho, não vai sobrar nada do nosso patrimônio”, o garimpeiro ainda completou: “Uma pena que nem todos nossos irmãos garimpeiros possam vir defender o que é seu, mas nós que moramos em Serra Pelada não vamos abandonar o que é nosso”.

Apesar do esforço para defender e evitar a saída do que resta do projeto, os velhos garimpeiros tem que aceitar a decisão judicial que determinou que maior parte dos bens que ficaram no projeto sejam leiloados, e quase todos os dias sai alguma coisa de lá. A saber, o leilão dos bens é para pagar dívidas trabalhistas da Colossus, e não beneficia diretamente a COOMIGASP ou os garimpeiros.

restos_mina_2
Projeto estava bem encaminhado, mas simplesmente parou

A esperança é que haja um consenso e que tanto os garimpeiros que estão em suas regiões, quanto os sofridos remanescentes de Serra Pelada possam ver uma retomada do projeto e tenham a possiblidade de ver o resultado desses projetos chegando a suas mãos. Essa é a esperança que pesa sobre a diretoria eleita após o fim da intervenção que é encabeçada por Edinaldo Aguiar, ex-garimpeiro e morador de Serra Pelada.