“Sou quadrilheiro e exijo respeito” foi o tema do 6° Fórum Junino

Com o tema “Sou quadrilheiro e Exijo Respeito” teve inicio o 6° Fórum Junino, ás 9h no Centro de Desenvolvimento Cultural-CDC, na manhã de domingo, 22, no bairro Cidade Nova, realizado pela Liga das Agremiações Juninas – Liajup em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura- Secult. Marcaram presença quadrilheiros e apreciadores da cultura junina lotando o local com cerca de 300 pessoas

Para dar inicio foram chamados à mesa Paulo, representando a categoria Caipira, Edclei Arouche; representando a categoria estilizada e Junior da categoria Salão. Todos falaram sobre a importância de valorizar a cultura junina e respeitar as diferenças, também foi falado sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia para uma quadrilha chegar com belas apresentações no Jeca Tatu.

Em seguida o microfone foi aberto para público que tiraram dúvidas, deram opiniões e destacaram as dificuldades que é ser quadrilheiro e o que precisa ser ajustado para se fazer um festival junino ainda melhor. Também foi enfatizado que as pessoas e empresariado local precisam olhar com outros olhos para a cultura junina, e não mais com o olhar de preconceito. “Festa Junina é cultura e todas as crianças, jovens e adolescentes vem para brincar, ter uma ocupação. Aqui eles aprendem a dançar, disciplina e são incentivados a ir bem na escola” Destacou um dos ocupantes a mesa de debates.

Carlos Magno, popular Bhyl, falou sobre a importância de realizar um evento como este para os quadrilheiros e todas as pessoas que tem curiosidade de conhecer um pouco mais dessa cultura, que tanto encanta quem dança como quem assiste. “Para a Liajup é uma grande satisfação vê tantos adolescentes num evento como este, participando e debatendo sobre igualdade de gênero, respeito, preconceito e aprendendo um pouco mais sobre dança, trajes e marcador, assuntos que irão contribuir com cada quadrilha que está aqui hoje”. Disse o presidente da Liajup.

José Luís, psicólogo entrou logo após o debate e falou sobre vários temas como gravidez na adolescência, sexualidade e depressão. Após os participantes fizeram perguntas e tiraram dúvidas com o palestrante.

Itálo dança na Agremiação Junina Flor do Sertão e aprendeu com pai a dançar quadrilha. “Estou muito feliz em estar aqui e aprender um pouco mais sobre essa cultura que sempre me acompanhou desde muito pequeno.  As pessoas precisam enxergar que somos adolescentes fazendo algo produtivo chamado cultura” .Disse o brincante.

Ao meio dia foi servido almoço pra todos e ás 14h os presentes participaram de oficinas, onde puderam aprender um pouco sobre traje com Solange Loureira, e com Ivanildo Mercês sobre Marcação e o Marcador.

Parazinho como é conhecido, é presidente da Agremiação Encanto Junino e estava participando pela primeira vez. “Este evento está sendo muito bom, é a primeira vez que estou participando, está bem explicativo. Acredito que a Liajup acertou nas palestras e é importante aprendermos um pouco mais sobre essa cultura” disse Parazinho.

Quem marcou presença ainda pôde curtir Carimbó com o grupo Raízes Parauara seguido pela palestra sobre Coreografia de Carlos Henrique e sobre Conjunto com Clodoaldo.

As programações que antecedem o Festival Junino Jeca Tatu de Parauapebas seguem com arraias que terão início dia 05 de Maio.

(Assessora Liajup)