TRÂNSITO CURIONÓPOLIS SE PREPARA PARA “O FIM” DOS CONDUTORES SEM CAPACETE, DUT E HABILITAÇÃO

Governo do Estado e Prefeitura de Curionópolis assinam termo de cooperação para organização do trânsito

“As ruas serão sinalizadas e não terão mais a presença de pessoas não habilitadas conduzindo veículos”, disse o prefeito Adonei Aguiar.

Com o objetivo de traçar projetos estratégicos no sentido de desenvolver atividades para educação de trânsito. Ato de deve ocorrer em parceria entre governo do Estado, através do DETRAN (Departamento de Trânsito) e Prefeitura Municipal de Curionópolis. 

Valdemir Monteiro, coordenador de educação no trânsito do DETRAN, conta que foram traçados projetos no sentido de desenvolver dentro das escolas cursos de formação de multiplicação de trânsito que serão ministrados para professores e alunos. “Trabalharemos em parceria também em atividades educativas como, por exemplo, blitz educativa de trânsito nas vias e praças”, conta Valdemir, explicando que será realizado ainda trabalho em parceria com a prefeitura já buscando mais segurança para as festividades comemorativas do aniversário da cidade, evento que de deverá ocorrer desde o início até o dia 10 de maio.

Na reunião foi tratada também a respeito da COORDENADORIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES DE CURIONÓPOLIS na qual o DETRAN oferecerá suporte de orientação na estruturação criando o regimento interno e no treinamento dos agentes municipais de trânsito que irão para as ruas em um primeiro momento para orientar os condutores e só depois aplicar as punições pelas infrações de trânsito.

Para a estruturação da coordenadoria de trânsito, segundo explicou o agente do DETRAN, Valdemir Monteiro, é preciso criar a sinalização das vias, tanto vertical quanto horizontal, e depois da campanha de orientação estará pronta para atuar. Procedimento que o prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar, afirma que está sendo providenciada. “Já iniciamos dando posse a cinco agentes,  número que deverá ser aumentado de acordo com a necessidade”, planeja Adonei Aguiar, o que colocará Curionópolis entre os apenas 55 Municípios com o trânsito municipalizado, porém a meta do governo do Estado é que o número aumente para cumprir assim determinação da Lei.

Com a municipalização do trânsito em Curionópolis, Adonei Aguiar diz tanto a administração pública quanto a população sem ganhando. “A população ganha em mais segurança, pois os habilitados e pedestres se sentirão mais seguros, já que as ruas serão sinalizadas e não terão mais a presença de pessoas não habilitadas conduzindo veículos. Já a administração pública economizará, já que os acidentes são onerosos ficando a cargo da Secretaria Municipal de Saúde arcar com os tratamentos e o governo federal com a invalidez temporária ou permanente que frequente acontecem”, mensura Adonei.

Após a reunião, ocorrida no gabinete do prefeito, na manhã de segunda-feira, 24, foi assinada termo de cooperação técnica entre os governos estadual e municipal para as campanhas educativas e implantação da COORDENADORIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES que deverá iniciar seu funcionamento ainda no mês de maio.

 

(Texto e fotos: ASCOM PMC)