UFRA – ALUNOS DO CAMPUS DE PARAUAPEBAS REALIZAM TROTE SOLIDÁRIO

Nesta segunda-feira, 29, aconteceu a entrega simbólica dos mais de 300 quilos de alimentos arrecadados no Trote Solidário idealizado pelo Centro Acadêmico noturno da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, campus de Parauapebas. O cerimonial de entrega foi realizado no Auditório da Universidade, sendo conduzido pelo calouro do curso de Administração Wenderson Costa.

A mesa foi composta por alunos, professores e coordenadores dos cursos de administração e engenharia de produção, sendo eles: Thiago Silva, calouro do 1° ano, o veterano do 3º período, Carlos Henrique, ambos do curso de Administração, a veterana de Engenharia de Produção Gislei Moura, o presidente do Centro Acadêmico Mateus Souto, o docente Lucas Rodrigues, além da coordenadora dos dois cursos Daniela Castro Reis, a vice-diretora da instituição Ernestina Ribeiro e a gestora do Abrigo Esperança, Tania Pacheco.

Apesar de ter ganho uma competição simbólica com um total de 249 quilos de alimentos arrecadados, para os calouros de administração, o principal PREMIAÇÃO foi poder fazer algo por quem precisa: “Importante é ajudar o próximo, e ações como essa precisam ser repetidas”, comentou Tiago Silva, calouro que representou a turma.

Do mesmo pensamento comungou o veterano Carlos Henrique, para o aluno a inciativa foi de grande valor: “Precisamos agora olhar para outras instituições que também precisam de apoio e incentivo”, comentou. Já a veterana da Engenharia de Produção se emocionou ao lembrar a situação das crianças e de como essas ações são importantes: “Quem pode ver a necessidade dessas crianças sabe a importância de ações como essa”, ressaltou a discente Geislei Moura.

Assim como os colegas, Mateus Souto falou que a ideia do Centro Acadêmico é integrar os alunos do noturno, dá notoriedade para os cursos desse período e sobre tudo ajudar o próximo com ações efetivas.

A coordenadora Daniela Castro Reis disse que esse tipo de assistencialismo não deveria ser necessário, mas já que existe a necessidade é importante participar, e a universidade se orgulha da inciativa dos discentes: “Parabenizo aos alunos pela ação, contudo reforço que é necessário que cobremos dos poderes, autoridades e da sociedade ações efetivas para que essas demandas sejam amenizadas e não sejam necessárias constantes ações de assistencialismo, mas que as demandas sejam atendidas por políticas públicas mais efetivas”, disse a coordenadora.

A vice-diretora da instituição, Ernestina Ribeiro, no ato representando a diretora Kaliandra Souza Alves, leu o texto ‘‘O furo no barco’’, de um autor desconhecido que conta a história de um pintor que fez mais que o necessário, recebendo mais do que esperava. A ilustração serviu de base para parabenizar os alunos e dizer que a instituição está pronta a colaborar em ações dessa natureza. “Sempre que precisarem realizar atos que contribuam com a sociedade e traga crescimento cultural, de conhecimento e/ou pessoal podem contar com a UFRA”, afirmou vice-diretora.

Quem também usou a palavra e externou sua gratidão foi à gestora do abrigo, Tania Pacheco comentou que os donativos serão muito bem vindos e informou: “O abrigo está apto a atender crianças, adolescentes e jovens de 0 a 18 anos, atualmente atendemos 34 menores que tiveram o vínculo familiar rompido, sendo que hoje a mais jovem tem cinco meses e a mais velha 16 anos”, contou.

Por fim o calouro José Luís do curso de administração fez à entrega simbólica dos donativos que serão encaminhados posteriormente a intuição.