UFRA INAUGURA 1º CURSO DE MESTRADO EM PARAUAPEBAS

A parceria realizada entre a Prefeitura de Parauapebas, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) tem garantido um maior desenvolvimento do ensino superior no município. Esse avanço fica mais evidente com a implantação do 1º curso de mestrado da instituição.

A aula inaugural do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação Animal na Amazônia (PPGAA) foi realizada com muita satisfação e orgulho pela coordenação da Ufra na quarta-feira, 16, no auditório da instituição, e contou com a participação dos docentes e representantes do governo municipal.

O programa significa um avanço não só para Parauapebas, mas para a região, e conta com duas linhas de pesquisa: “Tecnologia de produção e nutrição de animais ruminantes” e “Interface solo-planta-animal”. Trata-se de uma oportunidade para os profissionais desenvolverem tecnologias e gerarem conhecimentos voltados para produção animal, além de contribuírem na capacitação para docência da região amazônica.

O secretário-adjunto de Educação, Antonino Brito, participou da cerimônia e em seu discurso parabenizou a Ufra pela atuação. “A chegada do primeiro programa de mestrado a ser ofertado pela Ufra, no campus de Parauapebas, é uma grande vitória. Isso mostra qualidade da instituição e a competência dos seus gestores em conseguir a aprovação de um curso desse porte”.

A formação técnico-científica é com aulas integrais. O polo de Parauapebas está recebendo, para a formação, estudantes oriundos também de Marabá e Curionópolis.  Entre eles zootecnistas, agrônomos e profissionais das ciências biológicas e agrárias.

Diretora Kaliandra

Para a diretora do campus, Kaliandra Alves, o mestrado é fruto do empenho da Secretaria Municipal de Educação com o campus. “Somos gratos à Semed pela continuação da parceria. As portas da universidade estão abertas para todos, e o nosso papel no município é levar para sociedade um ensino superior de qualidade, para garantir e fazer jus à parceria que temos com a Prefeitura de Parauapebas”, agradeceu.

 

Texto: Messania Cardoso e Rebeca Rosa
Fotos: Rebeca Rosa