Vereadores prestigiam inauguração do Centro de Saúde Cedere I

Uma estrutura reformada, ampliada e com novos equipamentos para atendimentos médicos e odontológicos. Este é o novo ambiente do Centro de Saúde da Vila Cedere I, zona rural de Parauapebas, que foi reinaugurado na última sexta-feira (10). O evento contou com as presenças do prefeito Valmir Mariano, do presidente da Câmara Municipal Ivanaldo Braz (SDD), do vice-presidente Major da Mactra (PSDB), do vereador Odilon Rocha (SDD), de secretários municipais e de moradores da localidade.

A unidade, que faz em média 82 atendimentos por dia, possui dois médicos clínicos gerais, um ginecologista, um enfermeiro, um nutricionista e dois técnicos de enfermagem. São oferecidas à comunidade consultas, vacinação, curativos, testes de HIV e sífilis, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos, dentre outros serviços.

IMG_2630O adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Raimundo Henrique, relatou que, com a ampliação, o Centro oferecerá atendimento com mais qualidade para os moradores da região. “Antes aqui havia um espaço com apenas seis ambientes. Hoje são 17, com o mesmo padrão da zona urbana, na verdade, até melhor, porque aqui agora tem uma unidade móvel de atendimento, com desfibrilador. É muito bom chegar a um lugar para trazer boas notícias. Trabalhar com saúde não é fácil, mas temos uma equipe valorosa e comprometida em fazer sempre o melhor”.

Ao discursar, o prefeito Valmir Mariano fez um balanço de suas ações e das benfeitorias realizadas na Vila Cedere I. Foram cinco quilômetros de asfalto; fornecimento de água tratada, com a construção de caixa d’água; construção de ponte, ampliação e reforma de escola; praça com academia ao ar livre e disponibilização de cinco ônibus escolares.

“Já fizemos muito e vamos fazer mais. Agora, vamos trabalhar para trazer a creche que vocês pediram e abrir mais estradas. Faremos as coisas para ficar realmente como vocês merecem, porque não aceito puxadinho. As obras têm que ter qualidade”, destacou o prefeito.

Major diz que tudo que foi pedido está sendo feito
Major diz que tudo que foi pedido está sendo feito

 

Major da Mactra parabenizou o prefeito pelas ações e ressaltou que na atual administração a Vila Cedere I tem obtido muitos resultados positivos. “Tudo que foi pedido está sendo feito junto com o prefeito. O governo estadual e a Câmara vêm trabalhando muito também pelo povo de Parauapebas”.

Braz diz que Centro é o dinheiro público que volta em forma de benefício
Braz diz que Centro é o dinheiro público que volta em forma de benefício

Para o presidente da Câmara, vereador Braz, a obra do Centro de Saúde não se trata apenas de uma reforma. “O que vemos aqui é um novo prédio e é isso que a população merece. É o dinheiro público que volta em forma de benefício”.

Romilda Fonseca, monitora escolar, mora na Vila Cedere I há 30 anos. Ela aprovou o resultado da obra. “Todos que procuram atendimento aqui conseguem, não temos do que reclamar. É um curativo, um remédio, não falta nada. E os médicos são muito bons. Com o prédio novo vai ficar ainda melhor”, informou.

 

Texto: Nayara Cristina/Ascom-CMP
Fotos: Coletivo 2.8