Celebrado durante todo o mês de junho, o Orgulho LGBTQIAPN+ foi novamente o centro de ações promovidas pelo Governo do Pará, para garantir o acesso a serviços públicos de saúde, assistência social e jurídicos. Os atendimentos foram feitos ao longo da manhã deste domingo (02), na Praça da República que também recebia o último arrastão do Instituto Arraial do Pavulagem e campanha Julho Amarelo, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)
Organizada pela Secretaria de Estado Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), a ação deste domingo encerrou a Campanha “Um Pará para Todes” e contou com a parceria de outros órgãos como as secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Estratégia de Articulação da Cidadania (Seac) e Saúde Pública (Sespa), além da Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado (DPE), Ministério Público do Pará (MPPA), Conselho Regional de Psicologia, Prefeitura de Belém (PMB) e movimentos sociais ligados às causas LGBTIQAPN+.
Moradora do município de Benevides, a jovem Alessandra Gabriela foi uma das primeiras a chegar na área destinada aos atendimentos. Aos 18 anos, ela conta que graças a ação deste domingo, conseguiu realizar um sonho antigo: fazer a retificação do registro civil. “Eu tinha esse desejo desde criança e ações como essa são de suma importância para que tenhamos a visibilidade necessária e que ainda falta em muitos municípios do interior ou que não são acessíveis em função dos custos”, conta Alessandra.
Além de serviços de identificação social e registro civil, o público também pode ter acesso a atendimentos médicos, odontológicos, vacinação, testes rápidos de saúde, cadastro para orientação jurídica e para os programas Casulo (Sespa) e Viver Belém (PMB). A programação contou ainda com uma homenagem a cinco personalidades que têm contribuído para o reconhecimento e garantia de direitos da população LGBTQIAPN+ no Pará.
Titular da Seirdh, Jarbas Vasconcelos frisou a importância da iniciativa como um passo necessário para a construção de uma sociedade livre de preconceitos. “Esse é um dia importante para nós. Com apoio de diversos órgãos e movimentos sociais, ocupamos um espaço que sempre foi de resistência e afirmação dos direitos da população LGBTQIAPN+ Os desafios ainda são muitos grandes e esperamos avançar cada vez mais para que as pessoas possam voltam a marchar confiantes, de confiantes e olhando para futuro com esperança”, pontuou.
Paraense e atual Diretora de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Danielle Santa Brígida esteve na ação deste domingo e destacou o quanto as parcerias serão importantes neste momento de reconstrução de políticas públicas voltadas à pessoas LGBTQIAPN+.
“O Governo Federal, através do Ministério e da Secretaria conseguiu avanços importantes nestes seis primeiros meses e vai continuar fazendo o que for necessário no sentido de garantir direitos e ampliar o que for necessário. A parceria para que isso aconteça é imprescindível porque é nesses territórios que essa população vive e esse diálogo ajuda no processo de monitoramento e fortalecimento e execução de políticas públicas. Estar aqui é um sinal que Belém e o Pará têm caminhado na direção correta para a promoção e garantia dos direitos de pessoas LGBTQIA+”, concluiu Danielle.
Por Marcelo Leite (SEIRDH)