Atividade em parceria com o TRE, que beneficiou também familiares dos usuários e profissionais do CIIR, permitiu a pessoas com deficiência acesso à atualização do título de eleitor
Usuários, familiares e profissionais do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, tiveram acesso a serviços eleitorais oferecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), em uma ação itinerante. Realizada nesta quinta-feira (10), a atividade faz parte das celebrações do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e reforça o compromisso das instituições com a garantia de acessibilidade, inclusão e cidadania a pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual.
A ação ocorreu das 9h às 16h, no Auditório do CIIR, e ofereceu emissão de 1ª e 2ª vias do título eleitoral, transferência de domicílio e revisão cadastral. O público participou de palestra e recebeu treinamento sobre o uso da urna eletrônica,.
Segundo Patrícia Saboya, assessora Institucional do Cerimonial do TRE-PA, “hoje estamos no CIIR para demonstrar o funcionamento da urna eletrônica e oferecer nosso atendimento itinerante. Trouxemos toda a estrutura para alistamento, revisões eleitorais e transferências de domicílio, facilitando o exercício do voto para quem mudou de bairro ou precisa regularizar sua situação eleitoral”.
Oportunidade – Jesiane Vieira, 43 anos, mãe de Paulo Henrique, 10 anos, usuário do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) há um ano, destacou a importância da ação promovida pelo CIIR em parceria com o TRE. Para ela, a iniciativa proporciona alívio para mães de crianças com autismo, como ela, que enfrentam a dificuldade de conciliar os cuidados com os filhos com as demandas do dia a dia.
“Acho muito importante essa ação, pois nós, mães de autistas, já temos tantas responsabilidades com terapias e a rotina de casa, que fica difícil buscar serviços mais distantes. Quando o CIIR se une ao TRE-PA, e traz essa ação até nós, torna tudo mais acessível. Aproveitei o dia da terapia do meu filho para trazer também minha filha para fazer o primeiro título de eleitor dela. Foi muito significativo”, disse Jesiane.
Ela ressaltou que “essa iniciativa é fundamental para a sociedade, pois estávamos precisando de ações como essa. Não teríamos tempo de ir até o TRE. Essa facilidade é uma oportunidade única. Quero agradecer ao CIIR por pensar em nós, pais. No mês de conscientização do autismo, meu maior desejo é que as pessoas se sensibilizem mais, respeitem e tratem com dignidade não só as pessoas com autismo, mas todas as pessoas com deficiência”.
Humanização – A ação itinerante do TRE-PA integra a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, e foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do CIIR. A atividade foi iniciada no último dia 4 (sexta-feira), quando o CIIR, por meio do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), promoveu capacitação aos servidores do Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE) de Ananindeua (na Região Metropolitana de Belém), sobre a oferta de serviços eleitorais a pessoas com autismo. A capacitação abordou o atendimento humanizado a eleitores com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esclarecendo dúvidas e oferecendo orientações práticas a 40 participantes, de forma presencial e remota.
“As comemorações alusivas a este mês de conscientização sobre o autismo iniciaram lá e estão finalizando aqui, trazendo esse momento para os nossos usuários, acompanhantes e aos nossos colaboradores, para ter o serviço do TRE acessível, disponível aqui para todos nós”, destacou Ivana Pimentel, presidente do GTH.
Calendário eleitoral – Durante a programação, a equipe do TRE também informou que o prazo para o cadastro eleitoral prossegue até a primeira semana de maio de 2026, e que as pessoas precisam procurar o Tribunal Regional Eleitoral até final de abril do ano que vem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.
Texto: Tarcísio Barbosa – Ascom/CIIR