Alepa e municípios da região Carajás firmam Termo de Cooperação Técnica

Foi assinado, na manhã desta quinta-feira (07.04), na Câmara Municipal de Marabá, o Termo de Cooperação Técnica entre a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e Câmaras Municipais da região Carajás.

A assinatura ocorreu durante o Forma Alepa/Elepa Itinerante que acontece na região até o próximo sábado (09). O objetivo do Termo de Cooperação Técnica é qualificar a atuação de servidores públicos. O trabalho em conjunto é para a implantar o Programa de Formação Continuada e Modernização do Poder Legislativo, que irá estabelecer e regular a implementação das ações de continuidade de formação. A Alepa busca viabilizar meios técnicos como modelos de modernização da legislação envolvendo a tecnologia, comunicação, informação, educação.

“As câmaras municipais podem contar com mais aprendizado aos seus colaboradores. O termo de cooperação técnica objetiva orientar os servidores que prestam serviços públicos para a população. A busca do conhecimento é o que faz a transformação social e o trabalho da Escola do Legislativo é preparar os vereadores e os servidores públicos para entender melhor como funciona o serviço público com qualidade”, comentou a deputada professora Nilse Pinheiro.

“Somos gratos por esse trabalho que a Alepa, por meio da Escola do Legislativo, nos proporciona. A Escola do Legislativo vem nos reeducar com esses temas tão importantes para o exercício do nosso trabalho. Quem é legislador precisa participar de capacitações como estas. Enquanto representante do povo, faço e incentivo toda capacitação que seja para melhorar o trabalho do servidor público”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Eldorado dos Carajás vereador Dr. Jackson Vieira.

Gabriela Silva é diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá. “É enriquecedor para todos da Câmara, não só de Marabá. É um marco histórico que acontece em nossa região com o trabalho da Escola da Alepa. A Alepa marca a valorização dos servidores públicos de um modo geral. Esse serviço mostra para todos os presidentes de câmaras o quanto é válido capacitar o servidor público, os agentes políticos. O trabalho também garante um bom atendimento para a comunidade. A sociedade precisa entender como funciona o trabalho de um vereador. O Termo de Cooperação Técnica é bem-vindo e nos ajudará muito”, disse.

“O compromisso com a população deste estado e o documento assinado hoje firma mais ainda o trabalho da Alepa e da Escola do Legislativo. Vamos fomentar a formação de trabalhadores das câmaras municipais” afirmou a diretora da Escola do Legislativo, professora Betânia Fidalgo.

As câmaras municipais devem garantir a manutenção do programa de formação continuada e, principalmente, prestar contas após cada ação prevista no plano de trabalho do Forma Alepa/Elepa.

Por Andrea Santos
Foto: Celso Lobo (AID/Alepa)