ALEPA empossa seus 41 deputados amanhã, quarta-feira, dia 1º

O deputado Chamonzinho (MDB) foi o grande vencedor dessa disputa. Ele foi eleito com 109.287 votos

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) está em contagem regressiva para dar posse aos 41 deputados que irão exercer suas atividades no Parlamento Paraense durante a 61ª legislatura, que tem duração de quatro anos. Essa grande festa legislativa está marcada para o dia 01 de fevereiro, quarta-feira, às 9 horas, na sede da ALEPA, conforme determina o Regimento Interno deste Poder.

A eleição de 2022 permitiu uma renovação significativa na ALEPA. Dos 41 parlamentares, foram eleitos 18 novos representantes do povo. Na luta pela conquista dos votos, o MDB foi o partido que mais se destacou no pleito ao eleger 13 parlamentares.

O deputado Chamonzinho (MDB) foi o grande vencedor dessa disputa. Ele foi eleito com 109.287 votos, seguido de Iran Lima (MDB) com 92.710 votos, Cilene Couto (PSDB) com 91.611 e Chicão (MDB) com 91.542 votos.

Depois do MDB, o Partido dos Trabalhadores (PT) ocupará 4 cadeiras no Plenário Newton Miranda. PSDB, PP e PL irão ocupar, cada um, três cadeiras no Parlamento Estadual Paraense. O restante das cadeiras ficou para os deputados eleitos pelo Republicanos, PSD, PSC, Podemos e PDT com duas vagas para cada partido. União Brasil, PTB, PSOL, PSB e Cidadania ficaram com uma cadeira para cada representação partidária.

Dentre os deputados eleitos, há os que já estão no Parlamento Estadual Paraense há um bom tempo. Um deles é o deputado Martinho Carmona (MDB) que vai exercer suas funções na ALEPA pelo oitavo mandato consecutivo. Nessa larga experiência parlamentar, iniciada em 1995, já assumiu a presidência na ALEPA (1999 a 2003) bem como criou mais de 100 leis.

Ele se orgulha de ter beneficiado o povo paraense com essas leis: Lei 8.288/2015 que isenta o pagamento do ICMS nas contas de luz dos templos religiosos, a Lei 9.147/2020 que reconhece as igrejas como atividade essencial no Estado do Pará e a Lei 7.044/2007 que isenta as pessoas com mais de 65 anos do pagamento de qualquer taxa para renovar a Carteira Nacional de Habilitação.

As mulheres também se destacaram na Assembleia Legislativa do Pará. Uma delas é a deputada Ana Cunha (PSDB), que iniciou em 2003 sua carreira política na ALEPA. Em 2022 foi eleita para o sexto mandato. Ao longo dessa jornada política, ela já exerceu em 2016 o cargo de presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). A parlamentar é autora da Lei 7294/2009, que determina que a pessoa com deficiência locomotora tem prioridade para se matricular próximo de sua residência.

Os novos deputados e deputadas poderão se inspirar nesses homens e mulheres experientes que lutam a cada dia neste Poder para atender às reivindicações do povo paraense. A Casa do Povo Paraense está de portas abertas, toda reformada e com novo regimento para receber seus novos e antigos deputados que farão Leis para desenvolver o Estado durante a 61ª legislatura.

Por Rosa Alexandre
Ascom ALEPA