Foi lindo de ver, a criatividade que os alunos da Escola Municipal Ruth Monteiro usaram para executar o projeto “Lugar de lixo é na Lixeira”, nesta terça-feira (27).
O objetivo do projeto era conscientizar a comunidade do entorno da escola sobre a necessidade de contribuir com a limpeza pública. Cerca de 180 pais e responsáveis participaram da programação.
A diretora da escola, Josiane Conceição, explica que ela e sua equipe pedagógica assumiram o compromisso de trabalhar a temática na escola para incentivar a mudança de postura da comunidade a respeito da coleta de lixo e do uso devido dos coletores disponibilizados na cidade, a partir do olhar das crianças.
Cada turma realizou apresentações sobre como dar o destino correto ao lixo por meio da leitura de poemas, construção de brinquedos a partir de recicláveis, jograis e teatro.
Um exemplo foi a dona de casa Maria de Jesus do Nascimento, moradora do bairro Jardim Panorama que prestigiou a apresentação do filho. “Achei muito bom esse projeto, tem muita coisa boa que foi apresentada sobre a limpeza e que evita muitos males”, disse a mãe do aluno.
Eduardo Morais da Rocha, do 4° ano, participou do evento e leu um poema para os pais presentes junto com os alunos da sua turma. Ao ser questionado sobre o seu trabalho, ele disse que aprendeu curiosidades interessantes sobre o lixo que não sabia. Uma delas foi sobre o tempo que cada material leva para se decompor na natureza.
“Tem lixo que demora 100 anos, é muito tempo, tem que jogar o lixo no lugar certo”, expressou ele.
A Prefeitura de Curionópolis tem trabalhado para construir uma cultura de limpeza urbana na cidade. Contêineres de lixo foram disponibilizados nas ruas do município para que a população deposite o lixo doméstico e acabe de vez com os pequenos lixões formados em determinados trechos das vias. A programação de coleta do lixo também foi entregue a comunidade.