AMBAP realiza reunião com presença do vereador Junior do Trânsito

Aconteceu dia 11 de maio de 2021 na sede provisória da AMBAP (Associação dos moradores do Bairro da Paz) reunião ordinária dos Diretores e Conselho Fiscal da entidade, com presença do vereador Alberto Júnior. A importante reunião se iniciou às 20 horas, obedecendo todos os critérios sanitários de combate ao COVID. Ao início o Presidente Adriano Pan pediu uma oração.  Dédalo Dorneles (Secretário de Juventude, Cultura e Lazer da AMBAP) citou trecho bíblico e na sequência com oração pediu a Deus as bênçãos àquela reunião. Após este momento, o presidente Adriano Pan cumprimentou a todos ali, ressaltou os avanços da entidade e as solicitações feitas ao Poder Público, que outrora foram atendidas como por exemplo: asfalto da segunda parte do Bairro da Paz, iluminação pública, médico ao posto de saúde entre outras conquistas. Enfatizou os desafios que vem pela frente. Agradeceu a presença do Vereador Alberto Júnior, e cedendo-lhe a palavra antes salientou a importância da parceria entre o legislador e a associação para buscar junto ao Executivo e Parlamento Estadual melhorias ao bairro entidade.

O Vereador Alberto Júnior iniciou sua palavra informando que o posto de saúde do referido bairro migrará para um espaço maior para melhor atender a população. Falou da sua atuação e de colegas junto a BRK ambiental para sanar os problemas relacionados à distribuição da água. Mencionou que fez indicação na Câmara solicitando a prefeita a construção de uma praça com academia ao ar livre para o bairro. O presidente Adriano Pan, questionou como o vereador poderá contribuir com o operacional da AMBAP. O vereador respondeu que fará uma indicação de um projeto de lei para conquistar um lote para a entidade para construção da sua sede administrativa. Dédalo Dorneles, lembrou que a área na Avenida Goiás que faz divisa com bairro Bandeirantes é área pública e que um ato administrativo da prefeita ou da Câmara Municipal cederia a entidade o tão sonhado lote, mediante requerimento de desafetação de área institucional. O vereador Alberto Júnior também deu ideia de parte da área do CRAS, Dédalo falou do interesse de ajudar o próximo referindo-se de possível parceria com a Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) citando a lei 13.019 que garante às associações que estejam regulares, possam receber repasse de recursos públicos a fim de sustentabilizar os trabalhos sociais da entidade.

Em continuidade da sua fala Dédalo solicitou um assessoramento jurídico ao Vereador Alberto Júnior, enfatizando aproximação do poder público com a Associação indicando o Vereador como o principal intermediador nessa parceria. O Vereador Alberto Júnior frisou que é de grande interesse da prefeita está ajudando a associação do Bairro da Paz.  Adriano Pan solicitou ao vereador intermediar uma reunião com a prefeita. O mesmo informou que após a reforma da prefeitura prevista até agosto irá intermediar o encontro da diretoria e Poder Executivo. Alberto Júnior disse ter certeza que a prefeita vai querer trabalhar em parceria com associação do bairro.

Continuando as pautas, Adriano Pan perguntou se poderia ser destinado Cheque Moradia para construção da sede administrativa da AMBAP. O vereador informou que retornará o projeto Casa Nova Vida Nova na gestão atual e que pedirá pela AMBAP. Alberto Júnior lembrou de que a Associação precisa associar mais pessoas. Adriano Pan respondeu, que será mais efetiva as campanhas de associação quando todo o operacional da entidade estiver em pleno funcionamento (sede administrativa, funcionário, material de escritório e etc) que será possível em parceria com poder público e empresas privadas Clóvis Santos (Secretário de esporte da AMBAP) solicitou apoio ao Vereador para está evoluindo o time do Bairro. O vereador manifestou que pode contar com o apoio dele. Clóvis Santos lembrou que será utilizado o CNPJ da AMBAP na admissão do time junto a Liga Esportiva de Curionópolis. Alberto Júnior declarou que o esporte será bem valorizado a partir do início do ano que vem pela gestão atual. Adriano Pan solicitou que os recurso destinados ao esporte seja repassado para fomentar o time do bairro, reforçou que o projeto time Bairro da Paz é uma iniciativa para atrair adolescentes e jovens e afastá-los do submundo das drogas. Requereu do vereador acionar o Deputado Chamonzinho na proposição do projeto. O Vereador orientou colocar o projeto em prática e que em andamento acionará o Deputado.

Valciene Sousa (Secretária de meio ambiente da AMBAP) se mostrou preocupada com o uso de drogas no bairro relatando ter muitas bocas de fumo e pediu mais segurança e atitude da polícia. Dédalo Dorneles falou da importância do poder público olhar para capacitação profissional, pois as empresas têm trago mais pessoas de fora. O vereador informou que a prefeita em parceria com a Vale, já no segundo semestre trará cursos técnicos. Ana Caroline (Secretária Geral da AMBAP) perguntou como será o processo para adentrar nos cursos. O vereador Alberto Junior informou que haverá um processo seletivo. César Abreu do conselho fiscal da entidade relatou que as empresas não compram no comércio local. Alberto Júnior relatou que as empresas argumentam que o comércio local não atende as demandas de mercadorias, mas que tem sido cobrado das empresas.

O Vereador informou a todos presentes na reunião que a partir do segundo semestre Curionópolis será um canteiro de obras. Adriano Pan perguntou se a reforma do Teatro Municipal estará inclusa. Sim respondeu o vereador, falando também do restante do asfalto da Avenida Brasil entre outras obras. Mitael Sousa (Vice-Presidente da AMBAP) mencionou a necessidade de reforma e climatização da Escola São Sebastião, Alberto Júnior informou que das 5 escolas que serão reformadas com climatização a escola São Sebastião será Micael uma delas. Adriano Pan solicitou a vereador cestas básicas através da SEMAS de imediato para serem doadas as pessoas carentes como forma de ajuda em tempo de pandemia. De imediato o Vereador Alberto Júnior dissera que não poderia ser feito, falando que a SEMAS está em processo de licitação com prazo previsto em julho.

Sem mais perguntas e com dúvidas sanadas o presidente da AMBAP, Adriano Pan em nome da diretoria e conselho fiscal expressou seus votos de gratidão ao comparecimento do Vereador Alberto Júnior àquela reunião, onde o mesmo afirmou está sempre à disposição da entidade e da comunidade. Feitas as considerações finais encerrou-se com satisfação de todos presentes.

Fonte: Ascom AMBAP