A agenda de eventos que marcaram o 31º aniversário de Curionópolis, promovidos pelo governo municipal, além de promover entretenimento à população, movimentou a economia local e gerou oportunidades diretas e indiretas de aumento da renda.
Segundo levantamento realizado pela Associação Comercial e Industrial de Curionópolis (Acic), aproximadamente R$ 600 mil foram movimentados durante as programações no comércio curionopolense.
O setor alimentício foi o principal beneficiado. Restaurantes, conveniências, distribuidoras de bebidas, barraqueiros, vendedores ambulantes de lanches e lanchonetes, receberam um aumento de público de quase 50% em relação aos dias normais. Nos três dias de shows, 50 vendedores de uma ampla variedade gastronômica estavam trabalhando para atender o público na praça de alimentação.
Pelo quarto ano seguido, a Igreja Assembléia de Deus Madureira participou do evento com a tradicional barraca Madureira. Este ano, o grupo ofereceu ao público um cardápio variado e chegou a vender mais de R$ 8 mil, em comidas caseiras e lanches. “É uma boa oportunidade para quem busca um complemento na renda. Nos últimos 4 anos, nosso grupo tem trabalhado em eventos como esse para levantar fundos para realização do nosso congresso anual”, disse a profissional de contabilidade, Vilmara Bispo.
A prefeitura também incentivou os comerciantes do município através da doação de barracas para a comercialização de comidas e bebidas. Para dona Maria Raimunda, vendedora ambulante do setor alimentício, a facilidade que os vendedores tiveram esse ano foi motivo de comemoração. “A estrutura estava linda! Só de não ter que pagar frete e carregar aqueles ferros, é bom demais. O trabalho foi só de colocar as coisas dentro da barraca”, elogiou.
Os demais ambulantes também relataram aumento na porcentagem de venda em relação aos dias sem eventos. Os vendedores apresentaram diversidade gastronômica na praça de alimentação, o que atraiu todos os públicos.
A rede hoteleira e os postos de gasolina, também foram bastante acessados durante o período do evento. “Nesse período da festa do aniversário da cidade, eu como representante da rede de hotelaria afirmo que agrega no faturamento mensal. É muito importante para todos os comerciantes, pois em toda cidade gera dinheiro”, disse a administradora hoteleira Priscila Luna.