Aula inaugural da Uepa em Parauapebas reúne autoridades e 59 calouros

Governador Helder Barbalho definiu o momento como decisivo para a qualificação de mão de obra na região

A tarde desta sexta-feira (06) em Parauapebas, município do sudeste paraense, foi de realização e expectativa para os 59 calouros da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que participaram da aula inaugural da instituição, no Centro Cultural do município. O governador Helder Barbalho; o reitor da Uepa, Clay Chagas, e a vice-reitora, Ilma Pastana, participaram da cerimônia ao lado de autoridades locais.

Os novos alunos foram aprovados no Processo Seletivo Especial 2021 para o município, realizado entre maio e junho deste ano. Os 59 calouros vão cursar uma das três graduações ofertadas: Matemática, Ciências Biológicas e Engenharia de Software. Para 2022, a expectativa é a oferta do curso de Enfermagem.

“Este é um avanço importantíssimo para essa região. Poder fixar a Uepa, promover cursos de graduação, cursos superiores, é decisivo para a qualificação da mão de obra. Parauapebas respira desenvolvimento e pede por demandas de currículos e pessoas qualificadas. E qualificação, por meio do ensino superior, é absolutamente fundamental. Por isso, dou parabéns aos calouros, aos professores e à equipe técnica que fazem a Uepa”, destacou Helder Barbalho.

Revitalização – Devido à pandemia de Covid-19, as aulas serão realizadas no modelo híbrido, com atividades presenciais no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), enquanto as obras do campus da Uepa no município prosseguem, com previsão de entrega em junho do próximo ano.

O prédio terá área total de 4.554,57 metros quadrados (m²), na Rodovia PA-275, na saída de Parauapebas para o município de Marabá. Serão dois pavimentos, com salas de aulas e de tutoria, e laboratórios para os cursos de graduação.

O projeto arquitetônico, elaborado em parceria com a Coordenação de Arquitetura e Engenharia (CAE) da Uepa e a Secretaria Municipal de Obras de Parauapebas, prevê ainda, em sua primeira etapa, biblioteca, sala de coordenação dos cursos de graduação e especialização, e os laboratórios de anatomia, informática, de todas as clínicas, histologia, zoologia e botânica.

Segurança é prioridade – “Esse é um momento muito especial, ímpar pra Parauapebas. É uma experiência nova em nível de Estado. Primeiramente, a gente está em regime de convênio. Fizemos um vestibular agora, envolvendo Engenharia de Software, Biologia e Matemática. Mas estão vindo também mais três mestrados para cá, além de mais três especializações. As aulas vão acontecer, a priori, de forma híbrida. Estamos voltando com segurança. A gente acredita que assim que tiver a vacinação, o governador anunciou agora pra 18 anos, a gente possa voltar de forma presencial. A prioridade nossa é a segurança, é a saúde de nossos alunos e professores”, disse o reitor Clay Chagas.

A estudante Raiane Gonçalves, 23 anos, caloura do curso de Matemática, não escondeu o entusiasmo para o começo das aulas, mesmo que híbridas. “Eu tô muito feliz por tá participando dessa oportunidade, que é a primeira aqui em Parauapebas. Tô muito feliz de ser a primeira turma de Matemática, e também queria agradecer tanto ao governo quanto à prefeitura, e parceria com a Vale, também. Eu sou jovem aprendiz da Vale. Então, participar de dois projetos onde a Vale tá participando é interessante. A gente está com muita expectativa”, declarou a aluna, nascida em Belém, mas atualmente morando em Parauapebas com a família.

Também participaram da agenda em Parauapebas o prefeito do município, Darci Lermen; a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, e outras autoridades locais.

Por Bruno Magno (CPH)
Fotos: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará