O início das comemorações dos 27 anos de emancipação de Canaã dos Carajás contou com a inauguração do asfalto da VS-52, dentro do programa Asfalto no Campo, uma queima de fogos de mais de dez minutos, além do lançamento do Programa Construindo o Amanhã, que prevê mais de R$ 1 bilhão em investimentos em quatro anos. O lançamento contou com a presença do governador do Estado, Hélder Barbalho, o ex-prefeito de Canaã, Jeová Andrade, e o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, além de vereadores e autoridades da região.
A celebração foi encerrada com o show do cantor Xand Avião, para um público que lotou o novo espaço de eventos, no Bairro Ouro Preto. Apenas pessoas com comprovante de vacinação puderam adentrar o espaço.
Construindo o amanhã
A prefeita Josemira Gadelha e o governador Hélder Barbalho assinaram, no palco do evento, o protocolo de intenções para obras estruturantes, como o aeroporto comercial de Canaã, a duplicação da PA-160, a pavimentação da TransCanadá, até a PA-279, além da nova etapa da TransCarajás, até o Rio Araguaia.
Além dessas obras, o Programa ainda prevê ações como a construção de 4 mil habitações, do Hospital Universitário, do Polo Universitário, de um Parque Linear, um Parque Ecológico, e um Parque com Mirante.
A prefeita Josemira Gadelha destacou o desejo de transformar Canaã em uma cidade de referência na região. “Essas obras e ações vem pra trazer mais qualidade de vida para o nosso povo, queremos cuidar das pessoas e fazer uma Canaã cada vez melhor”.
Já o governador Hélder Barbalho destacou que as obras previstas vão fomentar o desenvolvimento regional. “São municípios que têm a mineração como principal base econômica se juntam para esse grande plano, para garantir que as estradas PA-160, Transcarajás e Transcanadá tragam esse grande desenvolvimento para Carajás”, frisou.