A Prefeitura Municipal de Curionópolis por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempro) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Pará promoveram neste sábado (01), o I Workshop de Regularização Sanitária de Empreendimentos Agroindustriais. A capacitação foi realizada em Serra Pelada e contou com a participação de 30 produtores da zona rural do município.
Produtores de mel, frutas, laticínios e frios foram orientados sobre os passos para a regularização de seus empreendimentos e a Instrução Normativa (IN) que estabelece as regras de inspeção e fiscalização sanitária referente às instalações, dependências e equipamentos para as agroindústrias de pequeno porte.
“A iniciativa é uma opção para fortalecer a agricultura familiar da nossa região. A regularização deve ser vista como um estímulo para o desenvolvimento econômico local e promove a inclusão comercial dos empreendimentos, o que gera empregos e garante uma alimentação mais saudável para a população”, explicou a secretária de Produção Rural Adriana Gomes.
A oficina foi oferecida gratuitamente pelo governo municipal e ministrada em duas etapas. Na primeira fase, os participantes receberam o conteúdo teórico em sala de aula e na segunda fase, houve uma aula prática realizada durante a visita a dois empreendimentos. O tecnólogo da Emater, Flávio Pedro, responsável por ministrar a capacitação, mostrou como obter a certificação de produto artesanal vegetal emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).
Com o certificado será possível que os produtos da agricultura familiar do município tenham livre circulação em todo estado a partir do cumprimento das exigências sanitárias previstas nas Boas Práticas de Produção, que incluem instalações seguras, higiene na manipulação, transporte adequado entre outros.