O flagrante foi da equipe da Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, com sede em Marabá, que constatou que a nota fiscal já havia sido utilizada
Servidores da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, com sede em Marabá, sudeste do estado, apreenderam, nesta quinta-feira (19), um caminhão tanque com 44 mil litros de álcool anidro carburante. A apreensão ocorreu na unidade de Carne de Sol, município de Abel Figueiredo, a 83 km de Marabá.
O veículo proveniente do municípo de Ulianópolis, com destino a Marabá, tentou burlar a fiscalização tributária apresentando uma nota fiscal já utilizada em outra passagem, dois antes, no dia 17. No entanto, a irregularidade foi detectada com a pesquisa no sistema informatizado da Sefa e a nota fiscal foi desconsiderada, por ser inidônea.
Foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 73,755 mil. O valor da mercadoria é de R$ 157,596 mil. “Esta ocorrência é conhecida como nota viajada, onde tentam utilizar notas fiscais anteriores, na tentativa de evitar o pagamento do imposto em nova operação de trânsito”, informou o coordenador da unidade, fiscal de receitas estaduais Gustavo Bozola.