Carretas do TerPaz realizam mais de 4,7 mil atendimentos em Parauapebas

População foi beneficiada com ação do Governo do Estado de forma gratuita. Essa foi a primeira vez que o TerPaz realizou uma ação com quatro carretas no município.

Neste final de semana, quatro carretas pertencentes ao programa Territórios pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), chegaram à cidade de Parauapebas, localizada na Região de Integração de Carajás. Dentro dos veículos, a população pôde ter acesso a mais de 20 serviços nas áreas de saúde, cidadania e estética. A iniciativa foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Parauapebas e integrou o projeto “Câmara nos Bairros”, visando beneficiar a comunidade local.

“A Secretaria de Cidadania entende que é possível e que dá para construir, cada vez mais, quando a gente reúne todos os Poderes, todos que querem construir um ambiente cidadão. E, nesse momento, a Câmara de Parauapebas mostrou interesse em fazer uma ação grandiosa no município e nós prontamente atendemos com as nossas carretas, nossas ações e foi um grande trabalho neste final de semana. Atendendo milhares de pessoas, podendo gerar cidadania para todos aqueles que precisam”, pontuou Igor Normando, secretário de Articulação da Cidadania.

A ação atendeu, segundo a Coordenação, 4.730 pessoas, moradores residentes nos 30 bairros que compõem o Complexo de Altamira, região periférica de Parauapebas, e reuniu uma ampla gama de serviços essenciais para essas comunidades, disponibilizados simultaneamente. Foi possível realizar consultas médicas, vacinação, testes para HIV, Sífilis e Hepatites, palestras sobre saúde e higiene bucal, atendimento ambulatorial e farmacêutico, marcação de exames especializados, além de emissão de documentos como RG e certidão de nascimento. Além disso, a iniciativa também proporcionou cuidados estéticos, como cortes de cabelo, design de sobrancelhas e limpeza de pele.

“Através da Seac, chegamos com os nossos serviços de saúde e cidadania, com consultas, vacinas, farmácia, testes, palestras, emissão de documentos, fora a carreta da estética com serviços de corte de cabelo, escova, manicure e pedicure, e a Prefeitura de Parauapebas também se juntou nesta grande ação, assim como outros parceiros. Esta é a primeira, mas vamos voltar aqui para atender mais moradores”, informou Alessandra Amaral, secretária adjunta da Seac.

Serviços intersetoriais – Essa ampla gama de atendimentos só foi possível graças à colaboração entre diversos órgãos e Secretarias do Governo do Estado, como a Defensoria Pública (DPE), a Polícia Civil, a Fundação Cultural do Pará (FCP), a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e a Secretaria de Saúde Pública (Sespa).

Essa foi a primeira vez que o TerPaz realizou uma ação com quatro carretas no município de Parauapebas. A presença das carretas do TerPaz na cidade despertou grande expectativa na comunidade, que ansiava por receber os diversos serviços oferecidos.

A dona de casa Raqueline Silva, moradora do bairro Tropical II, aprovou a iniciativa. “Na verdade, o atendimento está de parabéns e essa ação chegou em um momento que eu estava precisando de consulta médica e tirar a segunda via da minha identidade. Outras pessoas estavam precisando também. Ainda aproveitei para cortar o cabelo, então estou super satisfeita”, comentou.

Karina Lima é moradora do bairro Popular I e aproveitou para atualizar a documentação dos filhos. “Vim aqui tirar o CPF e identidade dos meus dois filhos. Foi tudo bem rápido, então, fiquei surpresa, porque geralmente é um serviço que acaba demorando por conta da grande demanda, mas essa ação vocês estão conseguindo suprir essa necessidade. Estou muito feliz porque é sinal que somos lembrados”, disse.

Durante todo o fim de semana, as carretas do TerPaz se tornaram um ponto de encontro para os moradores de Parauapebas. Além dos atendimentos médicos e serviços de saúde, as palestras sobre higiene bucal e as orientações fornecidas pelas equipes presentes ajudaram a conscientizar a população sobre a importância dos cuidados pessoais.

Fonte: Agência Pará